Olá Karen! Tudo bom com você? Espero que sim!
Bom, vamos lá com as respostas:
1. "Por que você canta?"
2. O grande papel que vemos do poeta ao escrever dos poemas no Modernismo é dessa captura do instante que nunca vai retornar. Podemos categorizar até esses poemas como se fossem uma fotografia. Na total sensibilidade do poeta, somente ele consegue capturar e por em palavras esses momentos que talvez quase ninguém perceba.
3. A condição do poeta é poder dizer ou cantar algo. Um dia, todo poeta deixará de fazer poemas, seja por falta de inspiração ou pela morte. A particularidade é a morte iminente, seja no sentido figurado da carreira do poeta ou no literal da condição mortal do ser humano.
4. Talvez se o homem fosse imortal ele nunca tomaria conhecimento das pequenas coisas da vida e de tudo que vale a pena. O homem é um ser que sofre todo dia por ele saber qual será seu fim, pois a morte é a única certeza na vida de qualquer um e o ser humano se martiriza praticamente a todo instante, de que não tem tempo, não teve uma segunda chance ou não aproveitou algo pois ele só vive uma única vez. A literatura por si só ela é passageira e temporária, mesmo que se diga de algo atemporal, o tempo passa. Muitos autores foram somente renomados décadas após sua morte, outros jamais serão. Mas mesmo assim, o poeta deve ser apoiar dessa passagem temporária que vive a fim de poder expressar toda sua imagem poética, desconstruí-la e trazer amor ao peito que não sente.
Espero ter ajudado! Bons estudos!