Foto de Amanda M.
Amanda há 3 anos
Enviada pelo
Site

Quatro questões de arte

01) Sobre as produções artísticas da década de 1980, assinale o que considerar correto:

01) As distinções entre cultura erudita, cultura popular e cultura de massa ganharam cada vez mais força, por conta da segregação racial. 

02) O neoexpressionismo é um retorno a pintura. 

04) A década de 1980 foi considerada a década perdida por conta da estagnação econômica e crises financeiras.

08) O trabalho do artista Jean-Michel Basquiat foi realizado principalmente em suporte fixo, tal qual as pinturas rupestres. 

16) As pautas do momento giravam em torno da defesa da natureza, liberdade de expressão sexual e respeito as minorias.

02) Sobre o neoexpressionismo e as produções que valorizam as minorias, assinale as alternativas corretas.

01) Nos Estados Unidos o precursor do Neoexpressionismo foi Philip Guston com sua visão satírica do mundo. 

02) Bárbara Kruger buscava falar sobre sexualidade com suas pinturas murais.

04) Basquiat buscava com sua arte misturar desenhos com palavras para expressar o preconceito vivido pelos negros.

08) Keith Haring, utilizava de slogans publicitários para falar do lugar da mulher na sociedade. 

16) Em 1989 a exposição “Mágicos da terra” em comemoração ao Bicentenário da Revolução Francesa contou com a participação de artistas fora do circuito europeu de arte buscando promover a integração destes no mesmo. Porém acabou lançando um olhar exótico para a arte não ocidental. 

03) Sobre as produções dos anos 1980 no Brasil, assinale as alternativas corretas.

01) Podemos afirmar que o Rock ocupou um papel de destaque entre a elite brasileira enquanto o hip-hop e o punk foram marginalizados. 

02) Rock, hip-hop e punk ocuparam os mesmos lugares de destaque na sociedade brasileira. 

04) O Rock in Rio foi a celebração da volta da democracia e produção cultural após anos vivendo uma ditadura

08) As obras da exposição “Como vai você, geração 80?” mostraram um retorno a figuração e a pintura, mas também a expressão da subjetividade do artista na exploração de novos suportes. 

16) Tunga e Leonilson apesar de mesclarem materiais não viam a arte como campo multidisciplinar. 

04) Sobre a “era dos encenadores”, ou seja, a produção teatral nos anos 1980, assinale as alternativas corretas:

01) Ia-se ao teatro para ver como determinado encenador, buscando uma linguagem estética autorial articulava o cenário, o figurino, a luz e os atores.

02) Os espetáculos de Gerald Thomas (1954-) não contavam histórias; eram constituídos pela junção de textos, imagens e interferências, buscando gerar sensações no espectador e provocá-lo a criar significados próprios. 

04) O teatro brasileiro não chegou a se relacionar com a performance.

08) Na performance temos uma cena em que sempre há personagens, enredo inteiramente definido e a participação do público.  

16) Neste tipo de teatro temos o ator como um artista, a ação que ele desempenha não pretende representar entendemos que a linguagem teatral não é fechada, rígida, mas sim pode ser a soma de outras linguagens do mundo das artes.

Professor César C.
Respondeu há 3 anos
Contatar César

Olá, Amanda!

 

Obrigado por vir ao Profes.com.br!

Sua dúvida parece estar relacionada a algum texto-base, provavelmente tratado pelos professores do curso que você está fazendo.

Além disso, parece se tratar de um exercício mais completo. E para isso, sugiro enviar a demanda como uma Tarefa Profes, onde é possível incluir anexos e propor um valor de recompensa para o Profe que conseguir responder.

 

Espero que isso ajude a solucionar seu problema!

 

Atenciosamente,

 

César

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Pauloa J.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 10 meses
Contatar Pauloa Angelo

As distinções entre cultura erudita, cultura popular e cultura de massa ganharam cada vez mais força, por conta da segregação racial. Em 1980 frente a escalada das comunicações surgiu uma discussão que deu origem a vários debates e produções acadêmicas , não só como pano de fundo tendo a segregação racial ,mas ao acesso à informação.A real discussão à época era sobre cultura de  alto repertório e de baixo repertório, bem como cultura comercial de mass media com derivações para políticas públicas e acesso a informação. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor