08) A semana de Arte Moderna impulsionou a produção artística brasileira em direção a novos horizontes. Considerando tal contexto, assinale o que for correto.
a) Por ser uma iniciativa de intelectuais e artistas brasileiros pertencentes à elite econômica e social do país, a Semana de Arte Moderna defendeu as ideias da aristocracia e defendendo uma arte acadêmica.
b) Desde a década de 1910, ocorreram manifestações modernistas no Brasil. Lasar Segall e Anita Malfatti são exemplos de modernistas que realizaram mostras e exposições no Brasil antes da Semana de 1922.
c) Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura brasileira do começo do século XX, foi um dos principais críticos da Semana de Arte Moderna. Para Lobato, a arte brasileira deveria se manter vinculada aos padrões europeus de produção.
d) O modernismo no Brasil reafirma uma dependência cultural europeia e defende o tradicionalismo estético, associado ao parnasianismo, ao simbolismo e à arte acadêmica.
e) As principais temáticas abordadas por Di Cavalcanti centram-se na representação da história política de nosso país, dando ênfase ao período da colonização e da independência.
Monteiro Lobato criticou duramente a Anita Malfatti na ocasião de sua exposição pioneira em que os trabalhos apresentados eram resultado de seu aprendizado na Europa e principlamente, do Expressionismo Alemão. No artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo que ficou conhecido como "Paranoia ou Misitificação" o autor questiona a sanidade de artistas que como ela "vêem anormalmente a natureza", cobatendo a arte da vanguarda européia considerada "furuncúlos da cultura excessiva". O autor defendeu a arte acadêmica que na Europa deixou de ser o" padrão".
Monteiro Lobato acreditava em padrões estéticos conservadores, e considerava a arte moderna como não sendo natural. A arte moderna era o principal movimento artístico na Europa da época o que inspirou artistas brasileiros a fazerem sua própria versão dela. Portanto ele não apoiava os padrões europeus e sim a arte mais tradicional.
A resposta B está correta poís na Semana de Arte Moderna se destacavam artistas em que traziam a cultura brasileira como prioridade e urgencia para novos olhares sobre o Brasil, deixando um pouco o antigo moldes europeu de cultura e arte.