Maria, você pode começar escolhendo as personagens. Quem vai fazer parte da história, quais papéis essas pessoas terão?
Depois decida o que vai acontecer de mais importante: qual o conflito principal ou qual grande mudança acontecerá na vida da personagem principal?
Com isso você já pode começar a criar o que vem antes e o que vem depois dessa grande virada de chave. O que aconteceu para chegar até esse ponto? Quais consequências esse acontecimento gerou? E assim vai, você pode incrementar.
Acho que é um bom começo, boa sorte!
Para contar histórias um ponto interessante é observar o que tem ao seu redor. As pessoas se encantam com histórias que se aproximem da realidade ou de coisas que estamos querendo alcançar (um grande exemplo é o sucesso do mangá entre os jovens). Então é observar ao redor e verificar técnicas de escritas e de “storytelling”
Depende de onde você é ruim.
Se você tem dificuldade na parte criativa:
Se sua dificuldade está em pensar sobre sua história e os acontecimentos dela, você precisa de referências. O ideal é você recontar histórias conhecidas, para praticar, como "João e Maria", "O patinho feio". Nesse caso, você pode recontar a história de outra perspectiva, como por exemplo, o ponto de vista da bruxa de João e Maria. É um exercício muito bom pra imaginação.
Se você tem dificuldade na parte escrita:
Nesse caso, você precisa praticar e ler. Lendo bons escritores e vendo qual ritmo eles adotam e tentando reproduzir o que você ache positivo nesse aspecto, você pode se desenvolver. O ideal é que você tenha alguém para corrigir e dar sugestões na parte escrita, assim você conseguirá evoluir sua escrita. Mas ler e adquirir referências é essencial.