Achamento ou descobrimento o brasil ?

quero saber a história do brasil afinal ... e achamento ou descobrimento

Júlia L.
Júlia
perguntou há 1 mês

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
5 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Adriana D.
Respondeu há 1 mês
Julia, nenhuma das duas palavras está correta. O Brasil não foi achado, nem descoberto pelos portugueses. Eles apesar CHEGARAM e COLONIZARAO o Brasil, em um processo de levou ao genocídio indígena
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Rafael B.
Respondeu há 1 mês
Bom dia Júlia! Tentarei te ajudar nessa reflexão.... durante muito tempo, foi comum entre os historiadores e historiadores, principalmente na construção de um discursos oficial entender a chegada dos portugueses como um "Descobrimento" no sentido de dar um ar de acaso e relação ao Brasil, de que o objetivo central da expedição liderada por Cabral era chegar aos territórios do Oriente e as caravelas no meio do caminho se perderam e acabaram descobrindo o território brasileiro. No entanto, existem muitas discussões a respeito se isso se deu um acaso. É importante levarmos em consideração dois acontecimentos importantes que mostram que os portugueses sabiam ou imaginavam a existência de territórios na América do Sul. Em 1494 foi assinado entre Portugal e Espanha o "Tratado de Tordesilhas" que dividia os territórios do hemisfério sul entre os dois países. Originalmente, o traçado desse território as terras do Oeste pertenceriam ao reino espanhol, pois a linha imaginária cortava o oceano Atlântico em dois, deixando a totalidade das terras sul americanas pertencentes aos espanhóis. Só que os portugueses não aceitaram essa primeira versão do tratado e o refizeram "empurrando" a linha imaginária para o oeste afim de garantir terras aqui (que resultou no Tratado que nós conhecemos) que originalmente dava poder à Coroa Portuguesa até a região que hoje conhecemos por Santa Catarina.
De certa forma, acredito que podemos utilizar o termo "achamento", não era considerada uma surpresa para os portugueses a existência de terras aqui, no máximo, não sabiam a localização ou a extensão exata do território.
Abraço.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor César B.
Respondeu há 1 mês
Olá! Do ponto de vista dos europeus na época da sua chegada ao continente americano no século XV, foi um descobrimento, pois, até então, o continente americano era desconhecido ao resto do mundo àquela época. Lembremos também do eurocentrismo - ideia que colocava a Europa como o centro do mundo - muito forte na época e presente até os dias de hoje. O pensamento eurocentrista que herdamos nos faz reproduzir essa ideia do descobrimento. Por outro lado, levando-se em conta que já haviam milhões de pessoas no continente americano - várias civilizações, grupos étnicos, culturas - não foi um descobrimento, pois os europeus não encontraram um continente vazio, sem habitantes, mas, mesmo assim, se acharam no direito de dominar, explorar e escravizar.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Adriane C.
Respondeu há 1 mês
Olá Júlia,
Tudo bem?
Nem achamento, nem descobrimento quando se trata da Conquista do Brasil e das Américas pelos povos europeus, especialmente os ibéricos, no século XVI. A palavra descobrimento encobre um jogo de dominação política, guerras por territórios e recursos naturais e invenção da mitologia de fundação dos estados nacionais.
Historiiadores e antropólogos criticaram essas idéias (achamento, descobrimento), estudando documentos antigos guardados em arquivos e publicados em livros e sites, ou pesquisando sítios arqueológicos e história oral dos ameríndios.
Se houve descobrimento na história do Brasil e das Américas, este refere-se à ocupação do continente americano pelos paleoíndios e as datações são bastante controvertidas: de acordo com cientistas norte-americanos o marco temporal é 13.000 anos AP*., mas cientistas brasileiros e europeus apresentam vestígios materiais em sítios cujas datações recuam até 35.000AP (como o bioantropólogo Walter Neves e sua equipe) ou 100.000 (como a arqueóloga Niéde Guidon e sua equipe).
Seguindo os links abaixo, você pode acessar outras versões da história da conqiuista europeia e colonização moderna, no Brasil e na América. O vídeo Uma outra história Traz narrativas dos professores indígenas e é muito legal. Os outros vídeos demonstram quê a América e o Brasil já figuravam no mapa mundi e eram conhecidos por diversos povos da Europa e da Ásia muito antes de Cabral
Um abraço.
Adriane C.
AP-antes do presente (sendo o “presente” 1954, ano de descoberta da técnica de datação por carbono 14)

Uma outra história Episódio 5 da série Índios do Brasil (TV Escola/MEC)
neste link do You Tube https://www.youtube.com/watch?v=D7i9yA_eOCI ou na página da TV Escola
https://api.tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/indios-no-brasil

O Povo Brasileiro - Matriz Tupi Episódio 1 da série produzida pela TV Cultura, GNT e Fundar
https://www.youtube.com/watch?v=CjcBv5ZWyPU

Quem Descobriu a América - Documentário produzido pelo History Channel
http://historychann.blogspot.com/2012/07/quem-descobriu-america.html#.XVqyiuhKjIU
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Livia P.
Respondeu há 1 mês
Olá Júlia, atualmente não ultiliza-se mais o termo descobrimento. O Brasil era habitado por uma população de nativos extremamente diversificada culturamente. A ideia de descobrimento remete a algo novo, não conhecido por ninguém o que desvaloriza o passado anterior a chegada dos portugueses ao solo brasileiro.

Professores particulares de História

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
Rio Claro / SP
História da Arte História Geral História do Brasil
Olá, meu nome é Adriana e sou tradutora profissional. Leciono idiomas há 15 anos (Inglês, Espanhol, Francês e Mandarim). Lecionei idiomas inicialmente em escolas livres e agora estou lecionando no ensino superior. Aprender a falar um novo idioma requer protagonismo do aluno. Assim, meu método é di ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Adriana D. Whatsapp do professor Adriana D. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 4 min
6 avaliações
Belo Horizonte / MG
Doutorado: História (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
História para Ensino Médio História para o ENEM Atualidades de História Reforço Escolar em História História Geral História do Brasil História para Vestibular
EDUCAÇÃO É O PONTO EM QUE DECIDIMOS SE AMAMOS O MUNDO O BASTANTE PARA ASSUMIRMOS A RESPONSABILIDADE POR ELE". Hannah Arendt.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Bárbara P. Whatsapp do professor Bárbara P. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 51 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa