Olá Júlia,
Tudo bem?
Nem achamento, nem descobrimento quando se trata da Conquista do Brasil e das Américas pelos povos europeus, especialmente os ibéricos, no século XVI. A palavra descobrimento encobre um jogo de dominação política, guerras por territórios e recursos naturais e invenção da mitologia de fundação dos estados nacionais.
Historiiadores e antropólogos criticaram essas idéias (achamento, descobrimento), estudando documentos antigos guardados em arquivos e publicados em livros e sites, ou pesquisando sítios arqueológicos e história oral dos ameríndios.
Se houve descobrimento na história do Brasil e das Américas, este refere-se à ocupação do continente americano pelos paleoíndios e as datações são bastante controvertidas: de acordo com cientistas norte-americanos o marco temporal é 13.000 anos AP*., mas cientistas brasileiros e europeus apresentam vestígios materiais em sítios cujas datações recuam até 35.000AP (como o bioantropólogo Walter Neves e sua equipe) ou 100.000 (como a arqueóloga Niéde Guidon e sua equipe).
Seguindo os links abaixo, você pode acessar outras versões da história da conqiuista europeia e colonização moderna, no Brasil e na América. O vídeo Uma outra história Traz narrativas dos professores indígenas e é muito legal. Os outros vídeos demonstram quê a América e o Brasil já figuravam no mapa mundi e eram conhecidos por diversos povos da Europa e da Ásia muito antes de Cabral
Um abraço.
Adriane C.
AP-antes do presente (sendo o “presente” 1954, ano de descoberta da técnica de datação por carbono 14)
Uma outra história Episódio 5 da série Índios do Brasil (TV Escola/MEC)
neste link do You Tube https://www.youtube.com/watch?v=D7i9yA_eOCI ou na página da TV Escola
https://api.tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/indios-no-brasil
O Povo Brasileiro - Matriz Tupi Episódio 1 da série produzida pela TV Cultura, GNT e Fundar
https://www.youtube.com/watch?v=CjcBv5ZWyPU
Quem Descobriu a América - Documentário produzido pelo History Channel
http://historychann.blogspot.com/2012/07/quem-descobriu-america.html#.XVqyiuhKjIU