Leia as assertivas abaixo:
I-Dentre as iniciativas da Coroa portuguesa no Brasil, no início do século XIX, temos a permissão ao comércio internacional sem mediação da Metrópole e a criação de sistema bancário oficial.
II- A transferência da Corte de D. João VI para a colônia portuguesa teve apoio do governo britânico, uma vez que o Bloqueio Continental imposto por Napoleão fechou o comércio inglês com o continente europeu; a instalação do governo luso no Brasil propiciou a retomada dos negócios luso-anglicanos.
III-Em novembro de 1807, a família real portuguesa deixou Lisboa e, em março de 1808, chegou ao Rio de Janeiro. O acontecimento pode ser visto como incapacidade dos Braganças de resistirem à pressão da rival Espanha para impedir a anexação de Portugal.
IV- Os Tratados de 1810, entre Portugal e Inglaterra, beneficiaram os comerciantes ingleses, que passaram a gozar de isenção fiscal total nas alfândegas brasileiras.
Estão incorretas:
a. II e III, apenas
A Resposta correta é a alternativa "A".
a primeira afrmação é falsa pois, apesar da "abertura dos portos", o comércio se baseava em leis criadas pelo governo português e possuia limitações.
a última afirmação é falsa pois os ingleses NAO POSSUIAM ISENÇÃO TOTAL, isso ocorreu apenas no porto de Santa Catarina. Em todos os portos do Brasil os produtos ingleses pagavam a taxa de 15% ad valorem.