Olá Rodrigo! Temos duas questões bastante importantes para o contexto desse movimento de ampliação democrática baseada em uma nova legislação para a Educação Básica. Num primeiro momento, a partir da Constituição de 88 e a própria construção da LDB de 1996, tinha por interesse uma maior participação de vários setores democráticos e a pressão que a democracia se instalasse na escola (lembro que estávamos em pleno processo de Redemocratização). No entanto, apesar desse movimento, também estaremos no contexto do "Consenso de Washington" realizado em 1989 pelo Banco Mundial, onde os países do chamado "terceiro mundo", incluso Brasil, aderiram à uma série de medidas de austeridade e reformas econômicas voltadas à sua inserção na sociedade do mercado baseado no neoliberalismo. Desde então, podemos presenciar um paradoxo. A existência de um movimento popular e democrático, mas ao mesmo tempo políticas pautadas em uma lógica mercadológica, empresarial. Um dos resultados é a política de culpabilização ou prestação de contas"Accountability" através das avaliações externas que servem como uma espécie de de termômetro, baseado nos resultados de "qualidade" defendidos pelos investidores, como o Banco Mundial e o FMI