Atividade história da educação

História História do Brasil Curso superior
A partir dos anos 1990, a educação brasileira passou por mudanças significativas, as quais refletiam os rumos democráticos da política, garantidos pela Constituição de 1988. A LDB de 1996 e os desdobramentos previstos por essa propunha uma nova experiência à escola do século XXI: gestão democrática do ambiente escolar. Quais os limites e as possibilidades de uma gestão democrática na escola do século XXI, considerando as diretrizes da LDB e seus desdobramentos, tais como: a criação do PPP's e dos PCN's, o estabelecimento dos exames nacionais e a gestão de verbas, entre outros. Material a ser estudado para responder: https://youtu.be/2jO9LMgS86E https://youtu.be/jcyv7Uz8qdU
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Rodrigo perguntou há 5 anos

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Professor Elias B.
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Respondeu há 5 anos
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Caro Rodrigo, O projeto político-pedagógico, conhecido como PPP, reúne em um só lugar os objetivos da escola e os meios que ela pretende utilizar para alcançá-los. Longe de ser meramente uma formalidade burocrática, ele deve ser um documento vivo, com informações atualizadas, e de conhecimento de todos, pois assim dará a base para as decisões e as diretrizes para as atividades que serão realizadas ao longo de todo ano. Por isso mesmo, se você quiser um PPP forte na sua escola, será preciso envolver toda a comunidade na sua elaboração. Agora . quais os limites e as possibilidades ? Uma gestão democrática envolve vários parâmetros e um deles e a extinção do viés ideológico da Educação.

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Professor Rafael B.
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Respondeu há 5 anos
Olá Rodrigo! Temos duas questões bastante importantes para o contexto desse movimento de ampliação democrática baseada em uma nova legislação para a Educação Básica. Num primeiro momento, a partir da Constituição de 88 e a própria construção da LDB de 1996, tinha por interesse uma maior participação de vários setores democráticos e a pressão que a democracia se instalasse na escola (lembro que estávamos em pleno processo de Redemocratização). No entanto, apesar desse movimento, também estaremos no contexto do "Consenso de Washington" realizado em 1989 pelo Banco Mundial, onde os países do chamado "terceiro mundo", incluso Brasil, aderiram à uma série de medidas de austeridade e reformas econômicas voltadas à sua inserção na sociedade do mercado baseado no neoliberalismo. Desde então, podemos presenciar um paradoxo. A existência de um movimento popular e democrático, mas ao mesmo tempo políticas pautadas em uma lógica mercadológica, empresarial. Um dos resultados é a política de culpabilização ou prestação de contas"Accountability" através das avaliações externas que servem como uma espécie de de termômetro, baseado nos resultados de "qualidade" defendidos pelos investidores, como o Banco Mundial e o FMI

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Tenho experiência de 17 anos em docência. Sou professora de psicologia, filosofia, sociologia, história, neurociência e psicologia aplicada,