Foto de João V.
João Victor há 5 meses
Enviada pelo
Site

Atividades

1 foram fatores que levaram a expansão martima exceto: 2 no período das grandes navegações uma das principais motivações para a busca de novas rotas marítimas para o oriente foi: 3 a burguesia participou da expansão maritima europeia: 4 assinale a alternativa que apresenta tecnologia e instrumentos de navegação desenvolvidos ou aperfeiçoados na época das grandes navegações 5 dentre os motivos para o pioneirismo de Portugal nas grandes navegações não estão: 6 périplo africano e o nome dado a: 7 o tratado de Tordesilhas 1494 foi: 8 a proposito da expansao maritimo comercial europeia dos seculos xv xvi pode-se afirmar que: 9qual era o principal objetivo dos empreendimentos marítimos dos séculos xv e xvi?
Professor Tiago S.
Respondeu há 4 meses
Contatar Tiago

Olá! Entre em contato para agendarmos um horário e tirarmos as dúvidas!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Rafael C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 meses
Contatar Rafael

A expansão marítima europeia ocorreu entre os séculos XV e XVIII, quando alguns povos europeus partiram para explorar os oceanos. Foram fatores que levaram à expansão marítima, EXCETO: (a questão quer qual fator que não levou à expansão marítima europeia)

a) A necessidade de estabelecer novas rotas comerciais. - Esssa alternativa está correta, pois com o fim do Império Romano do Oriente ou Império bizantino em 1453 perdeu-se o acesso até a Índia através do mediterrâneo, levando os europeus a buscar novas rotas comerciais.

 

b) O comércio de mercadorias valorizadas, como as especiarias. - Esta alternativa está correta, pois o período das grandes navegações buscava o comércio de especiarias, mercadorias muito valorizadas pois eram utilizadas para dar mais sabor aos alimentos dos europeus.

 

c) A urgência de escoar a superprodução europeia em novos mercados. - Esta alternativa é a resposta, pois nesse período ainda não há uma superprodução europeia, isso somente vai acontecer no período da Revolução Industrial.

 

d) A demanda de metais preciosos, como o ouro e a prata. - Esta alternativa está correta, pois além das especiarias, os europeus também buscavam metais preciosos.

 

2 - No período das Grandes Navegações, uma das principais motivações para a busca de novas rotas marítimas para o Oriente foi:

a) O descobrimento de terras desconhecidas no continente americano - Alternativa errada, pois o descobrimento de terras desconhecidas no continente americano só foi conhecido por outros países muito tempo depois das viagens, devido ao segredo que era dado a esse tipo de viagem.

 

b) Colonizar a Índia, principal fornecedor de especiarias.- Alternativa errada, pois não havia o interesse em colonizar a Índia, mas somente manter relações comerciais com eles com fim de obter as especiarias.

 

c) A curiosidade científica, buscando novas rotas com o objetivo de testar as novas tecnologias de navegação. - Alternativa errada, pois não havia o interesse de testar novas tecnologias de navegação, devido ao fato que elas eram utilizadas somente para chegar a novos territórios e assim chegar à Índia ou qualquer outro território que tivesse algo valioso para trocar, comprar ou conquistar.

 

d) Competir com os árabes e italianos, que monopolizavam as rotas comerciais e marítimas (Mar Mediterrâneo). Alternativa correta, pois com o fim do Império Romano do Oriente ou Império Bizantino, as rotas comerciais eram dominadas somente pelos italianos no Mediterrâneo e os árabes no caminho até a Índia, por isso, os portugueses e espanhóis buscavam competir com os árabes e italianos, acabando com o monopólio que eles tinham sobre o comércio e rotas marítimas.

3 -A burguesia participou da expansão marítima europeia:

a) Financiando a infraestrutura necessária para as viagens (navios, armas, navegadores, etc.), recebendo em troca a participação nos lucros das viagens. Alternativa correta, pois a burguesia se juntou às monarquias para financiarem as viagens e participando dos lucros.

 

b) Apenas realizando a comercialização das especiarias, quando estas chegavam aos portos europeus. Alternativa errada, pois a burguesia também financiava toda a infraestrutura das viagens, navios, armas, navegadores, além de lucrarem com o comércio dos produtos e da exploração colonial.

 

c) De forma tardia, somente quando já havia se estabelecido o pacto colonial. Alternativa errada, pois a burguesia sempre esteve presente na expansão marítima europeia, direta ou indiretamente.

 

d) De modo limitado, pois não havia interesse das monarquias absolutistas em favorecer a classe burguesa. Alternativa errada, pois as monarquias absolutistas apoiaram esse tipo de investimento nas grandes expansões marítimas.

Questão 4

Assinale a alternativa que apresenta tecnologias e instrumentos de navegação desenvolvidos ou aperfeiçoados na época das Grandes Navegações:

a) Bote, âncora e ampulheta. Alternativa errada. O bote só foi inventado em 1884, muito tempo depois do início das Grandes Navegações. A âncora foi criada em meados de 1800, muito tempo depois do início das grandes navegações. A ampulheta foi criada no século VII, muito tempo antes das Grandes Navegações.

 

b) Bússola, astrolábio e caravela. Alternativa correta. A bússola foi criada pelos chineses no século I, mas foi aperfeiçoada pelos europeus no século XVI. O astrolábio foi inventado pelos iraquianos em 927, chegando à Espanha muçulmana no século XII. A caravela foi criada por Bartolomeu Dias e foi utilizada muito durante o período das Grandes Navegações.

 

c) Barco a vapor, sonar, radar. Alternativa errada. Barco a vapor foi criado somente em 1817, muito tempo depois das Grandes Navegações. Sonar foi testado em 1490 por Leonardo da Vinci, mas sua invenção em si só aconteceu no período da primeira guerra mundial, muito tempo depois das Grandes Navegações. O radar foi criado em 1936, muito tempo depois das Grandes Navegações.

 

d) Termômetro, barômetro e higrômetro. Alternativa errada. O termômetro foi inventado em 1611 na Itália, tempos depois das Grandes Navegações. O barômetro foi criado em 1643 na Itália, fora do rumo das Grandes Navegações. O higrometro foi inventado em 1783, depois das Grandes Navegações.

5 - Dentre os motivos para o pioneirismo de Portugal nas Grandes navegações NÃO estão: a questão pede, dentre as alternativas, qual a que está certa

a) Condições políticas favoráveis, dada a centralização do Estado pela dinastia de Avis no século XIV. Alternativa correta, mas a questão pede a alternativa errada, as condições políticas em Portugal eram favoráveis pois o país havia sido unificado e se consolidado suficiente para poder ser pioneiro nas Grandes Navegações.

 

b) Os incentivos ao desenvolvimento náutico em torno da chamada Escola de Sagres. Alternativa correta, mas a questão pede qual está errada. A Escola de Sagres foi uma escola em que havia o investimento do governo para desenvolvimento das ferramentas náuticas necessárias para as Grandes Navegações.

 

c) A localização geográfica, com saída para o Oceano Atlântico. Alternativa correta, mas a questão pede qual está errada. A localização geográfica facilitou muito o caminho de Portugal desde 1415 com a invasão de Ceuta até os anos seguintes das Grandes Navegações.

 

d) A disputa com os franceses pelo controle da navegação no Oceano Atlântico. Alternativa errada, pois a hegemonia do controle do Oceano Atlântico era disputada com a Espanha, como é possível ver através da assinatura do Tratado de Tordesilhas, não havendo uma disputa com os franceses.

6-Périplo Africano é o nome dado a:

a) Um modelo de comércio estabelecido entre portugueses e o Reino do Congo, a partir do século XVI. Falso, pois o comércio entre portugueses e Reino do Congo era baseado na troca  de metais, panos e vinho por pessoas escravizadas, nada tendo a ver com o Périplo africano.

 

b) Uma técnica de navegação característica da África Ocidental. Falso, pois nenhuma técnica de navegação africana possuía esse nome.

 

c) Uma série de viagens realizadas pelos portugueses a partir do século XV pela costa da África, com objetivo de encontrar um caminho alternativo para chegar às Índias. Alternativa correta. Desde a conquista de Ceuta em 1415 até chegar à Índia em 1498 com Vasco da Gama, contornando o continente africano.

 

d) Um tipo de embarcação, bastante utilizada no norte da África pelos comerciantes que dominavam o comércio no Mediterrâneo. Falso.

7- O Tratado de Tordesilhas (1494) foi:

a) Um tratado de paz encerrando a guerra entre os reinos de Portugal e Espanha pela posse das terras brasileiras.Falso, pois o Tratado de Tordesilhas não encerrava guerra entre os reinos.

 

b) Um acordo de amizade entre Portugal e Países Baixos firmado após a expulsão dos holandeses de Recife. Falso, pois o Tratado de Tordesilhas envolveu Espanha e Portugal, não havia no Tratado os Países Baixos.

 

c) Um acordo entre portugueses e espanhóis dividindo os territórios encontrados no contexto das Grandes Navegações. Alternativa correta. O Tratado de Tordesilhas foi um acordo entre o reino de Portugal e o reino de Castela, celebrado em 7 de junho de 1494, na cidade de Tordesilhas (Espanha). Por este tratado, castelhanos e portugueses dividiram o novo mundo, através de um meridiano a 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, na África. A parte oriental pertenceria a Portugal, e a ocidental, à Espanha.

 

d) Um tratado estabelecido entre portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e holandeses acerca da divisão dos territórios americanos. Falso, não havia esses outros países no Tratado de Tordesilhas.

As questões 8 e 9 não pude encontrar os enunciados na internet.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Natália G.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 meses
Contatar Natália Aparecida

1-Quais foram os fatores que levaram à expansão marítima, exceto:

R:Fatores que levaram à expansão marítima incluem o desejo de encontrar novas rotas comerciais, a busca por riquezas, a disseminação do cristianismo e o avanço tecnológico pra época. 

2-No período das grandes navegações, uma das principais motivações para a busca de novas rotas marítimas para o Oriente foi:

R:Evitar os intermediários árabes e italianos no comércio de especiarias, reduzindo os custos e aumentando os lucros para os reinos europeus.

3-A burguesia participou da expansão marítima europeia:

R:Sim, a burguesia financiou expedições e se beneficiou do comércio resultante das "novas" rotas marítimas, enriquecendo com as trocas comerciais.

4-Assinale a alternativa que apresenta tecnologia e instrumentos de navegação desenvolvidos ou aperfeiçoados na época das grandes navegações:

R:Astrolábio(parece um binóculo só q pros astros), bússola, caravela e mapas náuticos. 

5-Dentre os motivos para o pioneirismo de Portugal nas grandes navegações estão:

R:A ausência de conflitos internos não foi um motivo, já que outros países também tiveram relativa paz, mas Portugal se destacou pela posição geográfica favorável, pelo apoio da coroa e pelos avanços tecnológicos pra época.

6-Périplo africano é o nome dado a:

R:A circunavegação do continente africano para encontrar uma rota para o Oriente, especialmente liderada pelos portugueses.

7-O Tratado de Tordesilhas (1494) foi:

R:Um acordo entre Portugal e Espanha que dividiu as novas terras descobertas no Atlântico, criando uma linha imaginária para evitar conflitos territoriais. vale ressaltar que, Portugal solicitou uma nova redistribuição das terras pois, só ficaria com as ilhas do oceano atlantico em quanto a Espanha ficaria com a maior parte que hoje é a america do sul, assim surgiu o tratado de tordesilhas e Portugal ficou com a parte que hoje no Brasil é o nordeste 

8-A propósito da expansão marítimo-comercial europeia dos séculos XV e XVI, pode-se afirmar que:

R:Foi uma das principais forças que impulsionaram a formação de impérios coloniais e abriu novas rotas comerciais globais, conectando a Europa com a Ásia, África e as Américas.

9-Qual era o principal objetivo dos empreendimentos marítimos dos séculos XV e XVI?

R:O principal objetivo era encontrar novas rotas comerciais, especialmente para as Índias, a fim de adquirir especiarias e outros produtos valiosos, além de expandir o cristianismo, basicamente catequizar outros povos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor