A resposta é a D (os jesuítas eram enormes inimigos dos bandeirantes e vice-versa).
a) a diminuição dos bandeiras no início do século XVIII se deveu, entre outros fatores, à expansão da economia mineira das Gerais.
Em parte, pois após a Guerra dos Emboabas, em que foram derrotados, saíram em busca de riquezas em outras regiões, como o Mato Grosso, onde se estabeleceram e o movimento foi declinando.
b) já no início do século XVII, escravos de origem africana, em função de baixo custo relativo, formavam a base da mão de obra da região da Capitania de São Paulo.
Os escravos não eram baratos.
c) os aldeamentos jesuíticos existiam como comunidades autossuficientes que alimentavam, regular e pacificamente, os colonos nas suas necessidades de mão de obra.
Os aldeamentos eram alvos dos bandeirantes que ali poderiam encontrar índios já habituados com a lógica cultural europeia.
d) a despeito da abundância de tribos indígenas nos sertões da então "Capitania de São Paulo e Minas de Ouro", o movimento bandeirante decaiu por conta da crescente força política dos jesuítas.
Os jesuítas foram expulsos em 1759, depois de há muito terem perdido espaço em Portugal na administração de Marquês de Pombal.
Bom, resumindo, a meu ver a alternativa "A" parece mais de acordo. No entanto, claro, posso estar enganado, visto que os colegas responderam a alternativa "D".