Foto de Eduardo F.
Eduardo há 4 anos
Enviada pelo
Site

Civilização do açúcar

Leia,atentamente, o trecho a seguir: "O século XVII foi, de fato, aquele em que o Nordeste do Brasil se transformou, pioneiramente, em relação a outras áreas afro-americanas, em região típica de plantations - os engenhos de açúcar assentados sobretudo no trabalho de escravos africanos." A escravidão africana no Brasil colônia é típica, entre outras configurações, da chamada "civilização do açúcar", que: a) teve origem na experiência portuguesa, já na Península Ibérica, do fabrico do açúcar. b) era formada por unidades de homens livres, dependentes do senhor de engenho, e escravos indígenas - conhecidos como "negros da terra". c) era composta, exclusivamente, de africanos escravizados, estando a escravidão indígena sempre reservada à produção para subsistência da colônia. d) era constituída de unidades formadas pela casa-grande, pela capela católica, pela senzala, por índios escravizados e por uma camada de homens livres.

Conferindo no gabarito,a resposta é mesmo a letra d). Obrigado pela ajuda de todos.

História
3 respostas
Professor Ednei F.
Respondeu há 4 anos
Contatar Ednei

a) teve origem na experiência portuguesa, já na Península Ibérica, do fabrico do açúcar.

O fabrico do açucar proliferou fora da Península Ibérica em regiões de domínio português.

b) era formada por unidades de homens livres, dependentes do senhor de engenho, e escravos indígenas - conhecidos como "negros da terra".

A composição incluía outros elementos e personagens fundamentais.

c) era composta, exclusivamente, de africanos escravizados, estando a escravidão indígena sempre reservada à produção para subsistência da colônia.

A mesma situação da alternativa anterior.

d) era constituída de unidades formadas pela casa-grande, pela capela católica, pela senzala, por índios escravizados e por uma camada de homens livres. 

Essa é a alternativa mais provável por apresentar os componentes sociais, culturais e econômicos de acordo com as instituições e personagens principais que compunham tal sociedade.

 

Resumindo: Alternativa "D".

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Zaqueu R.
Respondeu há 4 anos
Contatar Zaqueu
Letra A.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Raul C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Raul

Oi Eduardo, a reposta é a alternativa A, apesar dela ser imprecisa (o cultivo de cana-de-açúcar começou na ilha da Madeira, que era e é de Portugal, mas não é exatamente pertencente à península ibérica, pois não faz parte dela, o que você pode observar utilizando o google maps).

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa