Responder dúvida

Seja o primeiro a responder

Comércio de escravos no continente africano

História Ensino Médio ENEM

 

Sobre o comércio de escravos no continente africano, é INCORRETO afirmar: 
 
Imagem sem legenda
 
a) A escravidão moderna realizada pelos europeus baseava-se na transformação dos prisioneiros de guerra em cativos. A escravidão, nesse contexto, não era um objetivo em si, mas o resultado de guerras, cujo espólio dos vencedores era bastante lucrativo com o comércio de escravos.
b) África, o comércio de escravos já era conhecido, em que milhares de prisioneiros de guerra se tornaram escravos no Egito Antigo. No entanto, a escravidão realizada pelos europeus a apartir do século XV seguia uma lógica diferente, de comércio internacional, em que a obtenção de escravos era o objetivo, o principal "produto".
c) O tráfico negreiro moderno ocasionou transformações na sociedade africana, pois o aumento ou a diminuição da escravidão interna (na África) estava relacionado (a) com a maior ou a menor demanda externa (para a América).
d) As pessoas tornavam-se escravas na África principalmente em razão das guerras entre tribos rivais, sendo os capturados reduzidos à condição de cativos. As guerras ocorriam entre os diversos reinos africanos e também entre as diferentes etnias do continente.
Foto de Hugo S.
Hugo perguntou há 3 anos