Olá, Marcelo! Tudo bem? Desejo que sim.
Não. Os principais objetivos do Congresso de Viana foram estes:
Redação e estabelecimento das condições de paz na Europa, após da derrota de Napoleão.
Redefinição do mapa político europeu, que havia sido modificado nas conquistas de Napoleão Bonaparte.
Restauração ou permanência das monarquias absolutistas em grande parte das nações europeias.
Combate aos ideais políticos liberais e aos movimentos democráticos que ganhavam força na Europa sob a inspiração da Revolução Francesa.
Reprimir os movimentos emancipacionistas, que ganhavam força nas colônias europeias na América, inspirados pelos ideais iluministas e pela Revolução Francesa.
É isso. Até outrora. Espero ter-lhe ajudado.
Cordialmente,
Professor Wagner Salgado.
Contato e WhatsApp: (81) 9.8988-0929.
E-mail: professorwagnersalgado@outlook.com
Instagram: professorwagnersalgado
Facebook: Professor Wagner Salgado
Oi Marcelo, o Congresso de Viena tinha como objetivo restabelecer a estrutura da monarquia na Europa após a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo. Desta forma, podemos dizer ela visava a:
a) Reatauração do absolutismo monárquico ou Antigo Regime.
b) Legitimidade das antigas dinastias que haviam sido depostas durante as guerras napoleônicas e que se pretendia e restabelecer nos tronos dos países europeus
c) Conferir o equilíbrio europeu e preservar a paz pela manutenção de uma equivalência de forças entre as grandes potências, através de uma política de compensação territorial.
Assim a Grã-Bretanha consolidou sua supremacia naval, retendo as possessões conquistadas no além-mar, durante a guerra contra a França napoleônica, entre as quais as ilhas de Malta, Trinidad e Tobago e Santa Lúcia. Incorporou também o Ceilão.
Espero ter dirimido as suas dúvidas. Qualquer coisa, é só perguntar