Ditadura militar 64

Qual a diferença entre DOPS, DEOPS e DOI-CODI?

 

Desde já, obrigada

Marina B.
Marina
perguntou há 1 mês

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
3 respostas
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Igor M.
Respondeu há 1 mês
DOPS O dops era o orgao de espionagem civil navional DEOPS O deops atuava em São Paulo DOI-CODI? Esse era o departamento de inteligencia nacional
1
votos
1 usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Lygia C.
Respondeu há 1 mês
O DOPS - Departamento de Ordem Política e Social, foi um órgão histórico de repressão aos movimentos sociais e populares, centro de tortura durante a ditadura do Estado Novo, retomando esta prática no Regime Militar. O DEOPS - Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo, é praticamente a mesma coisa. Hoje, é o Memorial da Resistência. O DOI-CODI (Destacamento de Operação Interna e Centro de Operação e Defesa Interna) foi um órgão criado na ditadura militar com o intuito de reprimir opositores do regime.
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professora Flávia R.
Respondeu há 1 mês

As três siglas estão ligadas à órgãos de repressão do Brasil Republicano, porém, o contexto de criação e lugares de ação de cada uma são um pouco distintos. Os DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) foram criados ainda durante a República Velha. Neste período, de grande repressão social e política, atuava no combate às ações consideradas ameaças ao Estado e a ordem social como, por exemplo, manifestações religiosas ou qualquer tipo de situação de oposição àquilo que o Estado considerava legal. A partir do Estado Novo, com a ditadura de Vargas, o órgão passou a combater, principalmente, os opositores políticos do regime uma vez que ações de contestação tornavam-se crescentes, com especiais ações contra os partidos considerados de esquerda. No Estado de São Paulo, apenas para diferenciação da nomenclatura, o DOPS era conhecido como DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social). No final da década de 1960, já no período do Regime Militar, com a criação da OBAN (Operação Bandeirantes) ocorreu uma integração das ações militares e policiais que também tinham a missão de reprimir as ações da oposição ao governo. Logo após sua criação, a OBAN foi institucionalizada e teve seu campo de ação ampliado com a criação do DOI-CODI. Ou seja, DOI-CODI (Destacamento de Operações e Informações e Centro de Operações Internas), criado no Regime Militar, possuía as bases de formação em um órgão do início do século XX (DOPS) mas era uma sucessão da OBAN, com participação das forças millitares e policiais de maneira integradas nas ações de informação, controle, repressão, tortura, perseguição e assassinatos, características do contexto em que foi estabelecido. Os CODI eram responsáveis pelo planejamento, enquanto os DOI eram unidades que circulavam por todo o país, responsáveis pelas ações de repressão, principalmente, na prática da destruição de organizações de esquerda. 

Professores particulares de História

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
1 avaliação
São Paulo / SP
Graduação: Geografia (Universidade de S. Paulo • USP)
Atualidades de História História para Ensino Médio História no Ensino Fundamental II História do Brasil História - Preparatório História para Concurso História para Vestibular
Experiente professor intercambista da USP para inglês, espanhol e reforço escolar de ciências, matemática, história e geografia.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Igor M. Whatsapp do professor Igor M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 24 min
6 avaliações
São Paulo / SP
Especialização: Formação Pedagógica para Educação Profissional ( Centro Paula Souza)
Atualidades de História História Geral História para Ensino Fundamental História do Brasil
Professor de Computação e Administração que alia teoria com a prática buscada pelo mercado de trabalho. Vamos formar uma parceria de sucesso !
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 55 / aula
Conversar Whatsapp do professor Wendel M. Whatsapp do professor Wendel M. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 32 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa