A Inconfidência Mineira foi uma conspiração que ocorreu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, com caráter separatista. Sobre esse movimento é correto afirmar que:
a. "o movimento reflete o clima de tensão social e política vivida na região. Foi nesta região que se desenvolveu a maioria das sociedades secretas que divulgaram os ideais revolucionários de liberdade."
b. "foi um movimento que abortou antes de se iniciar, mas que mostrou um sintoma de desagregação do Império português na América. Embora não tenha recebido influência direta da Revolução Francesa os ideais iluministas e liberais estavam presentes no movimento."
c. "foi um mero sintoma da generalização do pensamento socialista que vai explodir na geração seguinte. Apesar de sua existência efêmera representou um marco de resistência colonial contra a opressão metropolitana..."
d. "inspirada nos ideais revolucionários franceses, visava à igualdade social, liberdade de comércio, trabalho livre e fim das distinções de raça e de cor."
Oi, Valentina! Tudo bem?
Então, de fato, a a) é a correta - é nesse momento em que a Maçonaria, por exemplo, vai ter um papel importante na luta política da colônia. Se não me engano a Maçonaria "começou" na França, ainda no período medieval, mas foi durante os séculos XVIII e XIX que se consolidaram as sociedades e associações secretas na França, como forma de resistência às monarquias despóticas e, depois, de resistência da classe trabalhadora aos governos burgueses (travestidos de monarquia, como o governo de Luís Filipe). Sendo assim, há influência direta do iluminismo. Talvez não da Revolução Francesa em si porque ambos estavam começando e a Revolução ainda teria muito chão para acontecer.
Porém, acho que o jeito que a b) está formulado abre a possibilidade de ser também esta alternativa a correta, porque depende do que o exercício considera como "começo" do movimento. Antes das prisões, execução de Tiradentes etc., nós temos várias reuniões, então se levarmos isso já como o movimento em funcionamento, a b) fica inviabilizada. No entanto, se a alternativa se refere ao começo do movimento como uma grande insurreição, então é possível que o começo de fato tenha sido abortado, levando b) a ser possível. Além disso, como me referi no começo, a Revolução Francesa tinha acabado de começar naquele ano, então seria difícil alguma influência significativa sobre o movimento.
Não pode ser a c) porque o socialismo só passa a ser elaborado no século XIX em decorrência da radicalização do movimento jacobino - o comunismo, anarquismo, socialismo etc. são herdeiros diretos da Conspiração dos Iguais.
Também não pode ser a d) porque o fato de os insurgentes mineiros serem liberais implica em uma aceitação da escravidão e, assim, do racismo, porque a igualdade defendida pelo liberalismo era entre senhores, não entre pessoas brancas e negras. Porém, os jacobinos radicais da Revolução Francesa levam essa defesa da igualdade ao pé da letra, o que leva à solidariedade com a Revolução Haitiana. Via de regra, no entanto, o liberalismo abraçou o racismo e até hoje caminha junto com ele. Só olhar a cor da maior parte da população que hoje vive em insegurança alimentar no Brasil, que não é um país sob um regime socialista.
A Inconfidência Mineira foi uma conspiração que ocorreu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, com caráter separatista. Sobre esse movimento é correto afirmar que