A data de 22 de abril de 1500 é tradicionalmente considerada como o dia em que a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, a então "Terra de Vera Cruz," que mais tarde foi renomeada como Brasil. Esta data marca o "Descobrimento do Brasil" na historiografia tradicional, significando a chegada dos portugueses ao território que hoje compõe o Brasil.
Esta expedição portuguesa partiu de Lisboa em março de 1500 com a missão principal de chegar às Índias, mas acabou por encontrar terras no lado ocidental do Atlântico. Acredita-se que ventos ou correntes marítimas tenham desviado a rota da frota, resultando na primeira vista das terras brasileiras.
A interpretação dos acontecimentos de 22 de abril de 1500 e seu significado tem sido objeto de debate entre historiadores, destacando-se a perspectiva eurocêntrica do "descobrimento" versus as tradições e a presença histórica dos povos indígenas que já habitavam a região há milhares de anos.
A data de 22 de abril de 1500 é tradicionalmente considerada como o dia em que a frota comandada por Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, a então "Terra de Vera Cruz," que mais tarde foi renomeada como Brasil. Esta data marca o "Descobrimento do Brasil" na historiografia tradicional, significando a chegada
Em terra firme, considera-se que em 22 de abril de 1500 Pedro Álvares Cabral e sua frota desembarcaram no litoral do atual Brasil, possivelmente em Porto Seguro (Bahia). Nessa data, os portugueses realizaram os primeiros contatos com os povos indígenas que habitavam a região. Foi um momento simbólico do chamado "descobrimento" do Brasil, quando o território passou a ser formalmente reivindicado por Portugal.
A data de 22 de abril é reconhecida como a data oficial da chegada dos portugueses e início da invasão e conquista do que hoje é o Brasil. Vale ressaltar aqui que os indígenas não viviam sob um regime unificado, mas sim com diversos grupos étnicos e linguísticos, fazendo alianças e guerras entre si. No entanto, isso foi radicalmente modificado com a chegada dos portugueses, que tentaram durante anos promover a unificação com a finalidade de poder escravizar os indígenas.
O Termo correto não seria descobrimento, mas sim uma "Conquista " pois aqui já habitavam povos indígenas, mas a data da possível conquista foi no dia 22 de abril de 1500 por Pedro Álvares Cabral .
Segundo Mary Del Priore (2003), "Depois de receber as bençãos da Igreja, a armada, comandada por Pedro Alvares Cabral e composta de dez naus e três caravelas, largou com destino à India em 9 de março de 1500". Portanto, as naus de Pedro Alvares Cabral com destino às Indias, visto que já sabiam da existência das Terras do achamaneto, chamada a priore de Terra de Santa Cruz, chegaram em 22 de abril de 1500 ao sul do atual litoral do Estado da Bahia, ancorando no local, na embocadura de um rio. Navegaram por "...dez léguas ao longo da costa..." Priory (2003), chegando a Porto Seguro. Somente no dia 1° de maio é que uma cruz foi plantada considerando que a Terra existia. foi celebrada uma missa: o Brasil tinha sido oficialmente achado.
Sim, a data oficialmente considerada é 22 de abril de 1500. A versão oficial dos eventos afirma que a frota avistou o Monte Pascoal, na região hoje conhecida como Bahia, em 22 de abril, e que dias depois, em 26 de abril, realizaram uma missa para marcar a chegada. No entanto, historiadores discutem até que ponto esses relatos foram precisos, dado o contexto da época e a possibilidade de expedições prévias ao Brasil por outros navegadores europeus. Por falta de exatidão, consideramos 22 de abril de 1500 como a data oficial da chegada em terra firme.
A data da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, marco inicial para a conquista do território brasileiro.
Dia do descobrimento do Brasil