1) Alanos, Anglos, Alamanos, Burgúndios, Francos dentre outros.
2) Cisma foi a separação entre a Igreja católica do Ocidente com a do Oriente.
3) Uma das maiores diferenças entre as duas correntes do cristianismo está na visão sobre o papa. A Igreja Católica Romana acredita na primazia papal. Já os ortodoxos, apesar de reconhecerem o papa como o Bispo de Roma e o primeiro da cristandade, rejeitam sua supremacia no governo da igreja e sua infalibilidade em assuntos de moral e fé. Na Igreja Ortodoxa, o cargo mais alto da hierarquia é a do Patriarca de Constantinopla, que assim como o papa, é o símbolo de unidade da igreja.
Fonte: https://www.google.com/amp/s/www.diferenca.com/igreja-catolica-e-igreja-ortodoxa/amp/
4) Os merovíngios foram uma dinastia franca que governou os francos numa região correspondente a antiga Gália, onde estão localizados atualmente a França, a Bélgica, uma parte da Alemanha e da Suíça.
5) Oficialmente inicia-se no ano 751, século VIII, com a promulgação, em ofício da Igreja Católica pelo Papa Zacarias, a Pepino, o Breve, como rei dos francos - de 751 a 768 (na história esta vem a ser a primeira investidura como soberano por determinação de um pontífice). Com a morte de Pepino, o Breve, assume o Trono o filho dele Carlos Magno após a morte prematura de seu irmão Carlomano, Magno expandiu seu território por boa parte do continente europeu essa expansão desencadeou muitos conflitos internos pelo poder e direito sucessório.
6) A junção da Igreja as coroas europeias dava enorme poder político e econômico ao Papa que tornava-se um líder muito influente sobre os reis.