Estrutura e funcionamento da educação básica

1 - A história da educação no Brasil inicia-se no período colonial, quando começam as primeiras relações entre Estado e educação, por meio dos jesuítas que chegaram em 1549, chefiados pelo Padre Manuel da Nóbrega. Muitas mudanças ocorreram, e até os dias de hoje, muito tem se alterado no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características impostas em todos os países do mundo, que é a de manter o “status quo” para aqueles que frequentam os bancos escolares. Marque a alternativa incorreta em relação a educação no Brasil colônia e suas mudanças.

a) Os colégios jesuíticos representavam a principal instituição de formação da elite colonial. A formação intelectual neles ministrada foi marcada pela rigidez nas formas de pensar e de interpretar a realidade e por forte censura sobre os livros.

b) Os jesuítas foram expulsos das colônias em função de radicais diferenças de objetivos com os dos interesses da Corte.

c) O Método Lancaster foi instituído na tentativa de suprir a falta de professores.

d A alta taxa de alfabetização marcou o período republicano no Brasil.

 

2 - Há importantes razões para conhecer os conceitos básicos das palavras estrutura e funcionamento, pois ambas estão imbuídas de ideias e valores que influenciam as escolas e seus profissionais nas práticas desenvolvidas. A palavra estrutura vem do verbo struere, que significa construir, e funcionamento é originária do Francês functionnment, que diz respeito ao ato de funcionar. Para as alternativas a seguir, marque V (verdadeiro) e F (falso):

( ) A estrutura e o funcionamento de uma escola dizem respeito á organização do sistema escolar, estrutura se refere aos prédios, instalações físicas, como bibliotecas, laboratórios, sala de aula, quadra, banheiro, etc.
( ) O funcionamento de uma escola não depende da sua estrutura
( ) Uma reforma estrutural não modifica o funcionamento do ensino.
( ) A organização da estrutura escolar implicará na qualidade da educação.

a) V-V-F-V

b) V-F-F-V

c) V-V-F-F

d) F-V-F-V

 

 

 

3 - Lalande apud Silva (2006) define sistema como “conjunto de elementos, materiais ou não, que dependem reciprocamente uns dos outros, de maneira a formar um todo organizado”. Essa definição apresenta o sistema como um todo formado de partes interdependentes e harmônicas, mas tem sua atenção voltada apenas para o interior do sistema, ignorando o que se passa a sua volta.

Analise as afirmativas a seguir:

I. É o mais amplo de todos os sistemas, pois abrange processos de ensinar e de aprender que tem raiz na família, na escola, nos partidos políticos, na mídia, nas relações interpessoais, nas associações em geral.
II. Construído dentro da instituição socialmente reconhecida como escola. O processo ensino-aprendizagem é obrigatoriamente sistematizado, ou seja, vem organizado dentro de parâmetros específicos encontrados no mundo da escola.
III. Tem como objetivo expressar os anseios e as tradições da sociedade. Os alunos, quando saem do sistema, assumem novos valores, novas aspirações e interesses.
IV. O processo ensino aprendizagem que se estrutura nesse modelo sistêmico dispensa o rigor da sistematização. Está vinculado às demais instituições socialmente reconhecidas como: família, igreja, mídia, partidos políticos.
V. Se estrutura basicamente nas relações interpessoais travadas no cotidiano de cada indivíduo e se pauta no senso comum, no conhecimento ou cultura popular, nas interpretações, nas deduções que o homem faz das coisas e dos acontecimentos do seu mundo diário.

Marque a alternativa que está corretamente relacionada com as afirmativas acima, respectivamente

 

a) Sistema educacional, Sistema educacional formal, Sistema escolar, Sistema educacional não formal, Sistema educacional informal.

b) Sistema escolar, Sistema educacional, Sistema de ensino, Sistema educacional informal, Sistema educacional não formal.

c) Sistema de ensino, sistema educacional formal, sistema escolar, sistema educacional não formal, sistema educacional informal.

d) Sistema educacional formal, sistema de ensino, sistema escolar, sistema educacional informal, sistema educacional não formal.

 

4 - Foi no período da República Velha (1889-1930) que mais se procedeu às reformas educacionais; entretanto, isso não pode ser entendido como expansão democrática do ensino. Inspirada nos ideais liberais norte-americanos, a Constituição Republicana de 1891 introduziu o princípio federalista, ou seja, os Estados passaram a organizar-se por leis próprias, desde que respeitando a carta magna (Constituição Federal). Essas mudanças incidiram diretamente sobre a configuração do sistema de ensino do país. Inúmeros projetos de reforma foram concebidos no período.

Marque a alternativa correta:

a) A mudança mais significativa decorrente da reforma de Rivadávia Corrêa foi a laicização do ensino público por meio da institucionalização da liberdade de culto, expandiram-se os colégios privados, ou seja, iniciava se, ainda que timidamente, a desoficialização do ensino.

b) A primeira reforma que ocorreu foi no ensino secundário. Essa reforma foi organizada por Epitácio Pessoa e atingiu diretamente o Colégio Pedro II, que era considerado o modelo oficial de educação no país.

c) A reforma de Carlos Maximiliano demonstrou seu caráter conservador, buscando reorganizar o sistema escolar brasileiro, reoficializando o ensino, reformou o ensino secundário e regulamentou o superior.

d) Benjamin Constant pregou a abolição do diploma em troca de um certificado de assistência e aproveitamento e transferiu os exames de admissão ao ensino superior para as faculdades.

 

5 - Analise as afirmativas abaixo:

Para se ter uma educação de qualidade é preciso uma série de fatores tais como boa estrutura escolar assim como funcionamento, professores qualificados, bem remunerados, que participe das decisões que envolve o ensino como a escolha do material didático por exemplo, é preciso que todos que integram a escola tenha compromisso com a educação.

II. Pode-se considerar o espaço escolar como um forte potencial para o desenvolvimento de atividades cognitivas e motoras, tornando-se, assim, cenário de múltiplos interesses.

III. Uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar num aluno um quadro mental de abandono ou de desvalorização da educação pelo Estado e até mesmo pela sociedade.

IV. O ambiente escolar interfere no processo de aprendizagem, tornando se um estimulante.

Marque a opção em que se encontram as afirmativas corretas:

a) I, II e III

b) Todas as afirmativas estão corretas

c) I e IV

d) I,II e IV

 

6 - No período compreendido entre 1930 e 1937, acirrou-se o confronto político-ideológico nacional. E a Revolução de 30 foi o marco referencial para a entrada do Brasil no modelo capitalista de produção. A acumulação de capital, no período anterior, permitiu que o Brasil pudesse investir no mercado interno e na produção industrial. Marque a alternativa que relacione corretamente a educação com o contexto político no Brasil, com base no trecho acima e seus conhecimentos:

a) A Reforma Francisco Campos teve como objetivo principal atualizar o ensino, de forma a atender toda a população, de acordo com as exigências do desenvolvimento industrial.

b) O Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova representou a tomada de posição dos intelectuais liberais num movimento em que propuseram a reconstrução educacional no Brasil.

c) As Leis Orgânicas ampliaram o ensino para comunidades pobres, indispensando provas e exames.

d) O Ministério da Educação e Saúde Pública foi criado em 1931, com o objetivo de investir na educação de trabalhadores rurais.

Sophia E.
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