Exercícios da fuvest

Prezado professor, estou realizando uma prova anterior da transferência (2017/2018), e fiquei com dúvidas nas seguintes questões:

49. “A estrada de ferro inglesa de Santos a Jundiaí é um monumento grandioso da indústria moderna. De Santos a São Paulo percorre ela uma distância de 76 quilômetros.” “Ao findar se o quarto plano inclinado, primeiro a contar do alto, antolha se o viaduto da Grota Funda, a vitória do atrevimento sobre a enormidade, do ferro sobre o vazio, da célula cerebral sobre a natureza bruta.” Júlio Ribeiro, A carne. Em uma carta datada de 1887, da qual fazem parte os fragmentos acima, um dos personagens do romance A carne descreve com detalhes uma viagem realizada entre Santos e São Paulo, pela estrada de ferro, a respeito da qual é correto afirmar:
a) A estrada de ferro em São Paulo propiciou, durante o final do século XIX, um amplo desenvolvimento fabril de bens manufaturados e indústrias de base, fase conhecida como “substituição de importação”.
b) A vantagem da ferrovia, naquele momento, foi fornecer um transporte mais econômico de materiais pesados, em grandes quantidades, como minérios, café e trigo.
c) A tecnologia empregada na construção da ferrovia, inovadora no Brasil, baseava se no sistema de planos inclinados, o qual possibilitou superar os obstáculos naturais da Serra da Cantareira e da Serra do Mar.
d) A estrada de ferro de Santos a Jundiaí foi, no Brasil do século XIX, sinônimo de modernização e consequência da necessidade de expansão de uma economia sob base agromineradora, sendo sua construção iniciativa pioneira no país.
e) A ferrovia foi iniciativa do Barão de Mauá, com recursos de acionistas ingleses, os quais mais tarde assumiram o controle total daquela que se tornou a estrada de ferro mais rentável do país.
GABARITO OFICIAL: E

55. Sobre o Tratado de Assunção (1991), é correto afirmar que
a) constituiu uma cooperação diplomática entre Brasil e Argentina, necessária à recuperação econômica pós regimes militares.
b) criou mecanismos de cooperação política e militar e de auxílio financeiro para os países do Cone Sul.
c) estabeleceu a criação de uma zona de livre comércio e a eliminação de barreiras alfandegárias no Mercosul.
d) fundou uma área de livre comércio das Américas (ALCA), reunindo apenas países do bloco andino.
e) fortaleceu a tradição de rivalidade nas relações diplomáticas entre os países da Bacia do Prata
GABARITO OFICIAL: C

Daniel B.
Daniel
perguntou há 3 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
1 resposta
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Dênis D.
Respondeu há 3 meses
Compreendo sua dúvida pelos dados que procura não estarem diretamente nas perguntas.
Ambas buscam verificar se você conhece os assuntos previamente, evitando chutes. No caso cobra-se a história das ferrovias no Brasil e da criação do Mercado Comum do Sul.

Explicarei porque as questões lhe geraram dúvidas:

a) A estrada de ferro em São Paulo propiciou, durante o final do século XIX, um amplo desenvolvimento fabril de bens manufaturados e indústrias de base, fase conhecida como “substituição de importação”: Substituição de importação é uma política surgida no século XX, principalmente nas Guerras Mundiais e no desenvolvimentismo de JK, logo a resposta seria anacrônica.

b) A vantagem da ferrovia, naquele momento, foi fornecer um transporte mais econômico de materiais pesados, em grandes quantidades, como minérios, café e trigo: Desconheço a definição de materiais pesados usada na questão. Se é sinônimo de mineração, a SPR não a possuía como atividade principal, nem o transporte de trigo. Seu carro-chefe foi o café.

c) A tecnologia empregada na construção da ferrovia, inovadora no Brasil, baseava se no sistema de planos inclinados, o qual possibilitou superar os obstáculos naturais da Serra da Cantareira e da Serra do Mar: os planos inclinados foram usados na Serra do Mar , aonde está a Grota Funda. Na Cantareira foi realizado um túnel, o Botujuru.

d) A estrada de ferro de Santos a Jundiaí foi, no Brasil do século XIX, sinônimo de modernização e consequência da necessidade de expansão de uma economia sob base agromineradora, sendo sua construção iniciativa pioneira no país: A ferrovia foi pioneira, mas para SP, pois Mauá fez sua primeira ferrovia em Magé (RJ), e antes da SPR outras foram inauguradas no Nordeste.


Não sou tão especialista em América do Sul, então serei mais breve nessa:

a) constituiu uma cooperação diplomática entre Brasil e Argentina, necessária à recuperação econômica pós regimes militares: Paraguai e Uruguai também a assinaram.

b) criou mecanismos de cooperação política e militar e de auxílio financeiro para os países do Cone Sul: esse seria um segundo passo de integração sul-americana, mas não chegou a acontecer, por mil razões internas e externas.

d) fundou uma área de livre comércio das Américas (ALCA), reunindo apenas países do bloco andino: Américas = todo o continente, Andes = Exclui o Brasil da abrangência.

e) fortaleceu a tradição de rivalidade nas relações diplomáticas entre os países da Bacia do Prata: Se algo foi acirrado, foi a interdependência econômica.

Professores particulares de História

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
São Paulo / SP
Graduação: Letras (USP)
História - História para Ensino Fundamental História - História para Enem História - História para Concursos História - Pré-Militar História Geral História - História para Ensino Médio História - História para Ensino Superior
Andreense radicado em São Paulo, sempre fui um apaixonado por Línguas e Humanidades, por isso me tornei bacharel em Letras na USP, nas Habilitações de Português e Linguística, além da Licenciatura. As pesquisas que atualmente faço na Universidade sobre temas da Linguística e de Estudos Culturais dã ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar Whatsapp do professor Dênis D. Whatsapp do professor Dênis D. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
2 avaliações
Belo Horizonte / MG
Doutorado: História (UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais)
História para Ensino Médio História para o ENEM Atualidades de História Reforço Escolar em História História Geral História do Brasil História para Vestibular
EDUCAÇÃO É O PONTO EM QUE DECIDIMOS SE AMAMOS O MUNDO O BASTANTE PARA ASSUMIRMOS A RESPONSABILIDADE POR ELE". Hannah Arendt.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Bárbara P. Whatsapp do professor Bárbara P. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 2 h e 30 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa