Foto de Maria C.
Maria há 7 anos
Enviada pelo
Site

Fascismo

Gostava de uma explicação à seguinte afirmação: "O estado totalitário fascista é opositor ao socialismo, liberalismo e à democracia parlamentar" Obrigada
História
3 respostas
Professora Jeanne C.
Respondeu há 7 anos
Contatar Jeanne
Dito de forma simples, essa afirmação diz que o fascismo é contra a tudo que o socialismo, o liberalismo e a democracia parlamentar significam. O socialismo, em teoria, diz que a riqueza de uma sociedade deve ser dividida igualmente entre toda a população. Não devem existir divisões por classes sociais ou propriedade privada. O liberalismo, em teoria, diz que o governo não deve interferir nas liberdades individuais, no campo, econômico, político, intelectual e religioso. O liberalismo econômico é o conceito mais polêmico, ao dizer que o governo não deve criar regras para a indústria e o comércio. A democracia parlamentar, por definição, é o sistema de governo em que o povo escolhe seus representantes, que atuam num parlamento. Não é a mesma coisa que parlamentarismo, porém. O fascismo é contra tudo isso. > É um sistema baseado na hierarquia social e não busca igualdade. > O fascismo entende que o governo deve estabelecer leis de forma autoritária e impô-las à sociedade, seja no campo econômico, religioso, intelectual ou moral. O fascismo não aceita diferenças de opinião. >Não aceita também a participação do povo na política. O governo não é 'feito pelo povo para o povo', é feito pelo Estado para o povo. Por isso mesmo, não há necessidade de mais de um partido político.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Djerly S.
Respondeu há 7 anos
Contatar Djerly



Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Polyana B.
Respondeu há 7 anos
Contatar Polyana
Depende. Essa é uma visão bem autoritária historicamente. Pq o fascismo já existia como base de formação de Roma Antiga. É Mussolini que fundou os camisas negras e adotou essa filosofia do Império Romano para unir os italianos era socíalista. Então, o movimento fascista é uma decorrência positivista , porém seguida pela Social democracia italiana. Visava fundamentar o nacionalismo do Povo italiano. Os trabalhadores. Isso é bem socialista. É Mussolini era chanceler do Rei, enfrentava até o Vaticano pelo Povo italiano. Representou a União Social Nacional. Deixou muitos benefícios sociais que existem até hoje. Como Escolas públicas, reforma agrária dando casa com quintal favorecendo a agricultura familiar. Saúde pública onde os ricos pagam, etc. Isso é socialismo na prática. Não vão por teorias. Pesquisem e analisem bem. A análise histórica USA ferramentas do passado e do presente para compreender melhor.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa