"[Sócrates:] 'Ó Parrásio, a pintura não produz semelhanças das coisas que vemos? Não imitais, nos corpos, as cavidades e as saliências, as sombras e as luzes, a dureza e a maciez, (...) produzindo a sua semelhança por meio das cores?'
'É verdade', disse ele. (...)
[Sócrates:] E então, imitais o caráter da alma, o mais persuasivo, doce, amável, querido e desejável? Ou isso não é imitável?", Xenofonte, "Memoráveis", em A Pintura, vol. 6, p.16.
relação entre a representação do corpo e a representação dos apetites da alma na escultura grega
Frase 1: "A escultura grega em contraposto representa os apetites da alma por meio de..."
Frase 2: "Por exemplo, na escultura (citar um exemplo de escultura grega datada do século 4 a.C.)..."
Frase 3: "Como outro exemplo, na escultura (citar um outro exemplo de escultura grega do século 4 a.C.)..."
Frase 1: "A escultura grega em contraposto representa os apetites da alma por meio de uma cuidadosa representação do corpo, suas formas, expressões e posturas."
Frase 2: "Por exemplo, na escultura do 'Discóbolo' do século 4 a.C., os apetites da alma são representados por meio da representação vigorosa e atlética do corpo, transmitindo a ideia de energia, força e determinação."
Frase 3: "Como outro exemplo, na escultura da 'Afrodite de Cnido' do século 4 a.C., os apetites da alma são representados pela graciosa e sensual postura do corpo, evocando a beleza, o desejo e a paixão."