A afirmativa está correta. As Reformas Pombalinas, como era típico do Reformismo Ilustrado (ou Despotismo Esclarecido), pretendiam modernizar as estruturas estatais, melhorando o controle do Governo sobre a sociedade e a eficiência na cobrança de impostos. Dessa forma, as reformas se direcionavam a melhorar a estrutura burocrática do Estado, sobretudo nomeando para os cargos públicos pessoas qualificadas para tal. A expulsão dos Jesuítas visava, por outro lado, retirar o controle da Igreja sobre a educação, de forma que se pudesse estabeler uma educação mais técnico-científica, exigida para um país que quisesse se modernizar. O fortalecimento da burguesia e da produção industrial caminhava na mesma direção, tornar o país mais moderno, o que resultaria, claramente, em benefícios para o Estado.
A alternativa está correta pois, no período chamado Pombalino, onde Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal) que está atrelado ao reinado de D. José I (1750-1777), foi o principal Ministro e braço direito do governo português. Entre as principais reformas ou medidas tomadas pelo Marquês de Pombal, estão:
O incentivo e desenvolvimento de uma indústria manufatureira nacional com pretensões de diminuir a dependência econômico do país.
Quanto à reforma educacional, uma medida adotada por Pombal, foi a expulsão da Companhia de Jesus (jesuítas), que detinham o monopólio da educação no Brasil, desde a descoberta; tanto para os colonos e para com indígenas. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil, em 1759, o Estado Português, tomou a imensa riqueza acumulada pelos mesmos (fazendas, imóveis urbanos, armazéns de especiarias, entre outros). Muitos desses bens foram transferidos para pessoas próximas à Coroa (funcionários públicos leais ao governo e alguns fazendeiros e comerciantes de grande prestígio na alta sociedade).
Quanto aos estrangeirados, que eram portugueses, que estiveram ou estavam no estrangeiro, onde receberam a influência das ideias iluministas, as novidades politicas e científicas do século XVIII. Através do contato com o Marquês de Pombal, influenciaram também as reformas educacionais. Eram funcionários públicos que tinham como intenção formar um corpo técnico para a administração da colônia portuguesa, com a intenção de melhorias para a modernização cultural do país. Junto dos estrangeirados, Marquês de Pombal, fundou escolas primárias, Aula do Comércio (escola para filhos da burguesia manufatureira), Real Colégio dos Nobres. Em Portugal, mais precisamente na Universidade de Coimbra, foram criados o Jardim Botânico, Museu de História Natural, Teatro Anatômico (para estudo de Medicina e Anatomia), Laboratórios de Física e Química e Faculdades de Matemática e de Filosofia Natural.
Portanto, todas essas iniciativas tomadas pelo Marquês de Pombal na área da Educação, demonstram seu alinhamento e de seus funcionários com os ideais iluministas, que pregam principalmente o uso da razão e da ciência para a resolução dos conflitos e desafios cotidianos aos governantes e administradores.
A (correta).