Como o Imperealismo e o Neocolonialismo impactaram as sociedades nativas da Ásia e a América Latina e suas transformações?
O século XIX foi o período de um contexto histórico em que os historiadores denominaram que ocorreu aquilo que chamamos de Imperialismo ou Neocolonialismo na África, na Ásia e em menor parcela na América Latina.
As sociedades nativas dessas regiões, assim como havia ocorrido nos séculos XV e XVI, foram dizimadas; por doenças, violência física; regimes de trabalhos forçados como a escravidão. No continente africano em especial, houve também uma divisão territorial política realizada com base nos interesses comerciais e políticos dos invasores europeus, o que obrigou etnias rivais a conviverem de maneira forcada, processo que ao longo das décadas levou à intensa Guerras Civis sangrentas em alguns países africanos.
A Ásia também sofreu com o processo do Imperialismo, tendo territórios que até os dias atuais buscam sua autonomia política. Porém no século XX, o caso mais emblemático de Neocolonialismo na Ásia foi visto na Índia, onde a Inglaterra fez praticamente extinguir o modo de produção artesanal à qual as famílias indianas tinham como sistema de produção que atendia às demandas indianas perfeitamente.
Porém, o processo do Neocolonialismo sofreu com grande resistência no continente asiático em diversas regiões. Indianos e chineses enfrentaram os dominadores europeus em guerras como a Guerra do Ópio (1839-1842) na China e na Índia a Revolta dos Sipaios (1857-1858).
No caso da América Latina, o maior interventor de maneira bem mais discreta do que o já narrado nos dois casos anteriores, foi os Estados Unidos que impôs seus valores e costumes e também já sendo no século XIX, uma nação completamente industrializada, obteve mercado consumidor para suas mercadorias.
Em todos esses casos, há um fator cultural e ideológico muito arraigado na mentalidade dos povos europeus e dos americanos, de que os povos dominados seriam incivilizados ou inferiores, vide o exemplo da imposição do modo de produção industrial, onde o anterior era visto por parte dos europeus como ultrapassado.
E, mesmo no século XIX, após a Europa ter passado por processos como o Renascimento, o Humanismo, o Iluminismo, entre outros, o fator religioso também foi algo muito presente no Imperialismo ou no Neocolonialismo, onde a religião cristã foi amplamente imposta aos povos asiáticos, pois os africanos já conviviam com a religião cristã desde os séculos XV e XVI, desde o Colonialismo europeu das Grandes Navegações.