Foto de Mirela S.
Mirela há 2 anos
Enviada pelo
Site

Livros didáticos

Na sua opinião, por qual motivo nos livros didáticos só estudamos sobre os feitos dos grandes personagens históricos e esquecemos as realizações de homens "comuns"?
3 respostas
Professora Ana S.
Respondeu há 2 anos
Contatar Ana Maria

A produção dos livros didáticos é sobretudo política. Há uma tendência de olhar para a realidade do processo histórico sob as lentes eurocêntricas, euro (europa) cêntrica (centro/centralização). Dependendo das lentes que você usa, é possivel enxergar algumas coisas e deixar de enxergar outras, tudo depende da abordagem do autor do livro. A teoria da história entende, num certo momento do campo científico, que todos somos sujeitos da história através das nossas práticas na vida social, interagindo através das convensões que estruturam as bases da nossa sociedade. Esta ideia de vislumbrar heróis na história é uma tendência eurocêntrica. Tudo depende da perspectiva, do foco, e daquilo que eu quero expor ou ocultar, ou seja, do modo como o discurso direciona a ideia do texto. Por isso, é importante questionar e tentar ver as coisas de uma perspectiva mais ampla, a fim de desenvolver a capacidade de compreender estes jogos políticos que evidenciam algumas coisas e desprivilegiam outras. Mas, o plano de fundo é que o indivíduo é um ser social, dependente das posições políticas, de gênero, de classe, etc. Ao mesmo tempo, somos produtores e reprodutores da realidade, através dos atos de fala e do nosso posicionamento diante dos acontecimentos.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Julio F.
Respondeu há 2 anos
Contatar Julio Cesar

Infelizmente, acredito que a academia esteja muito distante das escolas em termos de difusão e construção do conhecimento. Assim, muitos dos manuais didaticos ainda seguem uma tradição conteudista da História, demarcado grandes nomes, grandes eventos. Muito ja foi conquistado, ainda que falemos de grandes eventos, houve um esforço em introduzir o método histórico na grade e na propria aplicação da disciplina. Vemos hoje referencias nos livros que sequer cogitavamos a 15 anos, como Eric Hobsbawn, Carlo Ginzburg, Jacques LeGoff, etc...

 

Creio que o processo de introdução dos simples, dos esquecidos, dos que movimentaram a engranagem na história é um processo ainda em andamento.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Julia M.
Respondeu há 2 anos
Contatar Julia
Isso vem da maneira que se via a história no século XIX, através dos documentos oficiais e por consequência os homens que estavam neles. Os livros didáticos são feitos e usados durante muito tempo e não são atualizados, por isso ideias do século XIX ainda se mantém nesses livros

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor