Foto de Gabriel S.
Gabriel há 5 anos
Enviada pelo
Site

Nazismo

Afinal de contas, Nazismo é de direita ou esquerda?

História Geral ENEM
3 respostas
Professora Elane C.
Respondeu há 5 anos
Contatar Elane

Olá, Gabriel! Existe uma certa confusão a respeito do assunto, principalmente quando lemos que o partido do Hitler era o Partido Nacional-Socialista Alemão. Tendo o "socialismo" no nome, já reforça mais essa dúvida. No entanto, o Nazismo é, com certeza, de direita; melhor dizendo, é de direita-extrema. Devemos entender que o próprio nazismo fugiu do que seria a "direita tradicional"; pois, condenou os judeus que, para eles, seriam os representantes do "capitalismo" que prejudicou a Alemanha durante a 1ª Guerra Mundial. As características do Nazismo o colocam como de direita-extrema: conservadorismo, foco na tradição, nacionalismos, xenofobia, homofobia, etc. 

Tem um link da bbc que detalha bem o assunto:

https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-39809236

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-41795609

 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professor Josinaldo F.
Respondeu há 5 anos
Contatar Josinaldo

O Nazismo foi um movimento de extrema direita, orquestrado pelo Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista ou Nazi,  que esteve ativo entre 1919 e 1945, na Alemanha. A polêmica em torno de sua relação com a esquerda não tem fundamento histórico-científico, haja vista que as ideias do socialismo, de esquerda, portanto, não se relacionam com os preceitos do Estado racial nazista. Essa problemática se instaurou por movimentos negacionistas da extrema direita que buscam associar os aspectos negativos, isto é, todo ele, do Nazismo. No entanto, suas idelogias são compartilhadas com as versões neonazistas de tal movimento por parte da direita. A esquerda nunca filou-se a movimentos de discrimanação e extermínio do outro simplementes por suas diferenças, como o fez o nacionalismo nazista.

Segundo Osvaldo Coggiola, em "Trotsky, a ascensão do nazismo e o papel do Stalinismo" (2009), nos anos 1930-1933, o eixo dos debates políticos, na Europa e na Internacional Comunista, foi a evolução política da Alemanha. Nas vésperas da ascensão Hitler, Trotsky criticara a recusa da Internacional Comunista em propor uma Frente Única Operária dos partidos socialista e comunista contra o nazismo. Nos anos 1920, o nazismo era chamado na imprensa de esquerda mundial como o “fascismo alemão”. Ainda segundo o autor, nas condições sociais criadas pela crise econômica mundial iniciada em 1929, que determinaram um novo papel para o Estado na estabilidade da ordem capitalista, o nazismo adquiriu, no entanto, características peculiares e insuspeitas,  num movimento de extrema reação política, inicialmente inspiradas no “Estado corporativo” de Mussolini.

Sua doutrina tinha seu eixo na oposição entre a Alemanha e seus 'inimigos internos e externos'. Seu discurso era: 1) O povo alemão, ariano, trabalhador e generoso, mas que fora “traído” durante a guerra; 2) Pelo judeu, inspirador das ideologias marxistas, democráticas, e das relações universais, que apodreceram o Estado desde dentro; 3) É necessário restaurar a Alemanha eterna, seu Lebensraum (espaço vital), regenerar seu povo para torná-lo 'senhor' do mundo; 4) Insistência nos temas da 'comunidade nacional', do 'sangue puro', da 'pureza de raça', da 'ordem', das virtudes guerreiras, do esmagamento dos inimigos, da extensão territorial às custas da URSS bolchevique e da decadente França. Para maior esclarecimento, a esquerda caracteriza-se pelos ideais de uma sociedade justa, o estado democrático de direito, o combate à desigualdade; volta-se para os alguns fundamentos que estruturam o socialismo e o comunismo, entre outros, ao passo que, de forma geral, a direita liga-se aos valores assentes no capitalismo. Há autores que indicam que essa confusão entre o nazismo e a esquerda dá-se em função de o partido nazista alemão levar a aucunha de socialista, sem o ter sido efetivamente.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Raul C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Raul

De direita.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa