Foto de Mellany T.
Mellany há 5 anos
Enviada pelo
Site

Pan-americanismo x pan-eslavismo

Durante o governo constitucional de Vargas os EUA adotou um discurso pan-americanista? e qual a diferença dos objetivos dos EUA com esse discurso e dos objetivos do pan-eslavismo da primeira guerra?

Professor Gabriel F.
Respondeu há 5 anos
Contatar Gabriel
Os EUA adotam esse discurso desde a Independência da América Espanhola. O objetivo era a centralização do comércio e das riquezas americanas dentro do continente, com o principal líder sendo os EUA. O Pan-Eslavismo tinha o objetivo de reunir os países e povos de origem eslava em um conglomerado único, aumentando a união social, política e econômica destes países em uma única nação. A diferença é que o Pan-americanismo não pregava a unificação de países, mas sim a formação de um bloco econômico único.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Rafael B.
Respondeu há 5 anos
Contatar Rafael
O Pan-eslavismo foi uma aliança política e econômica formada pelos países eslavos de cooperação comercial, mas tbm de uma tentativa de unificação de cultura. Além da ameaça dos impérios ocidentais como o interesse da Áustria-Hungria anexar a Bósnia-Hezergovina. Já o Pan-americanismo tinha o objetivo de firmar alianças comerciais, mas também de evitar uma maior aproximacaoes dos países latino-americanos com as crescentes economias do Eixo, especialmente a Alemanha Nazista

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Guilherme M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 5 anos
Contatar Guilherme

Oi Mellany, belezinha? 

Você precisa saber duas coisas antes. 

O Pan-americanismo é um movimento intelectual que surgiu bem antes. Surgiu entre pensadores e políticos dos EUA lá no século XIX. Assim como o colega disse abaixo, o movimento "pregaava", ou "defendia" a necessidade de haver integração econômica entre os países americanos e evitar relações muitos profundas ou complexas com as antigas metrópoles "opressoras", no caso, as potências europeias. Quem lideraria esse movimento seriam os próprios Estados Unidos da América (EUA). O movimento em si surgiu como plano de expansão imperialista, isto é, de domínio e de liderança dos EUA na América. 

Pois bem, a outra coisa é que o pan-eslavismo surgiu como um incentivo de união territorial e política dos povos eslavos. Foi um movimento político encabeçado pelo Império Russo ainda antes da Primeira Guerra Mundial. Cuidado para não confundir as épocas e os momentos. 

O pan-americanismo que eu citei surgiu na América ainda no século XIX e foi uma tentativa dos EUA obter mais poder entre países americanos.
O pan-eslavismo surgiu no Leste europeu, especialmente em finais do século XIX e início do século XX, e foi uma tentativa do império Czarista Russo de obter apoio político e de fomentar uma unidade étnico-cultural entre os povos daquela região, a fim de combater e impedir o avanço da expansão germânica (dos impérios alemão e áustro-húngaro). 

------------ --------- ------ --- -

Sua pergunta se refere, por outro lado, ao contexto brasileiro. Pois bem... Vargas assumiu o governo em 1930 com um golpe. Foi um golpe no sentido de não ter havido eleições - sem que eu esteja atribuindo, aqui, se foi algo positivo ou negativo. 

Três momentos importantes marcam o governo de Vargas: O golpe, chamado também de Revolução por alguns historiadores, o período constitucional e o Estado Novo. 

Sua pergunta quer saber se Vargas adotou um discurso pan-americanista durante seu período constitucional.

Vamos analisar. No período constitucional, Vargas acabara de promulgar uma nova constituição de leis. Deste modo, ele acalmava os ânimos de seus opositores políticos, especialmente a elite de São Paulo. Enquanto ele promulgava novas leis, republicas e democráticas, ele tomava, sim, um posicionamento político específico. Ele se alinhava aos EUA e ao sistema capitalista e liberal de economia e estrutura social. Neste sentido, por conta desse posicionamento, pode-se afirmar que Vargas adotou um discurso pan-americanista mesmo! 

Quando a 2ª Guerra Mundial estourar, Vargas já estará no momento do Estado Novo e, embora tenha sido uma ditadura (bastante cruel, diga-se de passagem), ele se alinhava ideologicamente (pelo menos nos tributos econômicos, políticos e sociais) ao pan-americanismo, mas não num sentidode defender "América para os americanos" ou de alinhar todos os seus interesses aos países americanos e sim num sentido mais subalterno, de dependência, de defender os valores ocidentais (como democracia e liberdade econômica) que eram, por sua vez, defendidos, pelos EUA. 

Sobre o pan-eslavismo a conversa deve tomar outro rumo. 

Caso queira uma aula ou mais explicações, entre em contato! 


Abração. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor