Durante o governo constitucional de Vargas os EUA adotou um discurso pan-americanista? e qual a diferença dos objetivos dos EUA com esse discurso e dos objetivos do pan-eslavismo da primeira guerra?
Oi Mellany, belezinha?
Você precisa saber duas coisas antes.
O Pan-americanismo é um movimento intelectual que surgiu bem antes. Surgiu entre pensadores e políticos dos EUA lá no século XIX. Assim como o colega disse abaixo, o movimento "pregaava", ou "defendia" a necessidade de haver integração econômica entre os países americanos e evitar relações muitos profundas ou complexas com as antigas metrópoles "opressoras", no caso, as potências europeias. Quem lideraria esse movimento seriam os próprios Estados Unidos da América (EUA). O movimento em si surgiu como plano de expansão imperialista, isto é, de domínio e de liderança dos EUA na América.
Pois bem, a outra coisa é que o pan-eslavismo surgiu como um incentivo de união territorial e política dos povos eslavos. Foi um movimento político encabeçado pelo Império Russo ainda antes da Primeira Guerra Mundial. Cuidado para não confundir as épocas e os momentos.
O pan-americanismo que eu citei surgiu na América ainda no século XIX e foi uma tentativa dos EUA obter mais poder entre países americanos.
O pan-eslavismo surgiu no Leste europeu, especialmente em finais do século XIX e início do século XX, e foi uma tentativa do império Czarista Russo de obter apoio político e de fomentar uma unidade étnico-cultural entre os povos daquela região, a fim de combater e impedir o avanço da expansão germânica (dos impérios alemão e áustro-húngaro).
------------ --------- ------ --- -
Sua pergunta se refere, por outro lado, ao contexto brasileiro. Pois bem... Vargas assumiu o governo em 1930 com um golpe. Foi um golpe no sentido de não ter havido eleições - sem que eu esteja atribuindo, aqui, se foi algo positivo ou negativo.
Três momentos importantes marcam o governo de Vargas: O golpe, chamado também de Revolução por alguns historiadores, o período constitucional e o Estado Novo.
Sua pergunta quer saber se Vargas adotou um discurso pan-americanista durante seu período constitucional.
Vamos analisar. No período constitucional, Vargas acabara de promulgar uma nova constituição de leis. Deste modo, ele acalmava os ânimos de seus opositores políticos, especialmente a elite de São Paulo. Enquanto ele promulgava novas leis, republicas e democráticas, ele tomava, sim, um posicionamento político específico. Ele se alinhava aos EUA e ao sistema capitalista e liberal de economia e estrutura social. Neste sentido, por conta desse posicionamento, pode-se afirmar que Vargas adotou um discurso pan-americanista mesmo!
Quando a 2ª Guerra Mundial estourar, Vargas já estará no momento do Estado Novo e, embora tenha sido uma ditadura (bastante cruel, diga-se de passagem), ele se alinhava ideologicamente (pelo menos nos tributos econômicos, políticos e sociais) ao pan-americanismo, mas não num sentidode defender "América para os americanos" ou de alinhar todos os seus interesses aos países americanos e sim num sentido mais subalterno, de dependência, de defender os valores ocidentais (como democracia e liberdade econômica) que eram, por sua vez, defendidos, pelos EUA.
Sobre o pan-eslavismo a conversa deve tomar outro rumo.
Caso queira uma aula ou mais explicações, entre em contato!
Abração.