Olá Marcelo,
O patrimônio material são as edificações que representam ou tiveram alguma representatividade ao longo do tempo, ou as estruturas naturais da paisagem. Um exemplo desse tipo de patrimônio é a Catedral da Sé, em São Paulo, que representa um marco religioso e político, pois foram feita missas contra o regime ditatorial.
O patrimônio imaterial são as manifestações que constituem a cultura, como as músicas, as danças ou os pratos tradicionais de um determinado grupo.
No caso da Serra do Rola-Moça, é um patrimônio material, porque é o 3º maior parque em área urbana do Brasil, Os 4006,51 hectares do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são habitat natural de espécies da fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro. O nome do parque foi contado em "causo" e imortalizado por Mário de Andrade em um poema que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo e "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".
Espero ter lhe ajudado
Até logo,
Prof. Márcio Cavalcanti