1. Por que o uso da expressão “descobrimento da América” é eurocêntrico? Explique.
2. Podemos afirmar que os nativos possuíam uma grande diversidade étnica e cultural? Justifique.
3. “A América foi saqueada, dizimada e explorada”. Explique essa afirmação.
Essa expressão é eurocêntrica devido ao fato de que não se pode "descobrir" algo que já foi descoberto. Os europeus, ao chegarem aqui, encontraram uma grande diversidade de tribos e civilizações que ja viviam neste continente há tempos, por isso o termo "descoberta" é eurocêntrico. Através deste termo eles bucam -ara si um protagonismo que não pertece a eles.
Sim. Apesar de grande parte das pessoas pensarem nos nativos como um único povo, eles eram diversificado, tendo, cada povo ou tribo, suas próprias leis, crenças, modos de produção, língua e cultura, desta forma, temos que pensar os nativos como diferentes entre si, nos mais diversos aspectos.
Os europeus ao chegarem à América exploraram e saquearam todas as riquezas possíveis como ouro e plantas, dizimando aqueles que se colocavam em seu caminho através de guerras e massacres ou através da submissão de povos ou a morte por doenças que estes trouzeram da Europa
1 - O uso da expressão "descobrimento da América" pode ser considerado eurocêntrico devido aos olhos dos europeus, o novo mundo ser um território desconhecido. Lembrando que foram os Espanhóis com Cristóvão Colombo que descobriram estas terras.
2 - Sim, podemos dizer que os índios tinham uma grande diversidade étnica cultural. Embora vivessem de forma semelhante, os indigenas do tronco linguístico Tupi, se diferenciavam do modo de vida do tronco linguístico Macro-Jê. As tribos possuíam estruturas sociais diferenciadas, no tronco Tupi, por exemplo, há tribos que os homens possuem o poder de decisão, sem ter que consultar a mulher. No tronco Macro-Jê, existe tribos que as mulheres são constadas nas decisões sociais das tribos. Na base religiosa são politeístas, porém se diversificam nos seus mitos de criação. Existe tribos que faziam rituais de antropofágia, tribos guerreiras que visavam conquistar territórios, como os Tupinámbas, enquanto outras tribos viviam de forma coletiva sem ter a política de conquistar terras. Pinturas corporais tinham vários sgnificados, mudando de tribo para tribo.
3 - A América foi saqueada na sua colonização. O ouro da América espanhola, por exemplo, foram parar em países da Europa devido aos saques dos povos que aqui estavam estabelecidos.
Dizimada pelos conflitos armados entre os nativos e os europeus assim como a dissiminação de doenças trazidas do velho continente. O caso mais famoso está na conquista da América espanhola, onde Astecas e Incas foram praticamente dizimados por centenas de espanhóis. Isso devido a diferença bélica e a varíola que contaminou boa parte dos nativos. Lembrando que Astecas e Incas eram muito superiores em relação ao numero de pessoas em combate.
Explorada devido tudo que aqui tinhamos ter ido parar na mão da metrópole, além das políticas que impedia da colônia comercializar com outras nações. Ou seja, a colônia só podia comercializar com a metrópole, esta política é conhecida como pacto colonial que vigorou com intensidade nas Américas espanhola e portuguesa.