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Marcelo há 5 anos
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Por que,nesta questão,não pode ser a alternativa d)?

(Enem)Decreto-lei 3.509, de 12 de setembro de 1865 Art. 1º – O cidadão guarda-nacional que por si apresentar outra pessoa para o serviço do Exército por tempo de noves anos, com a idoneidade regulada pelas leis militares, ficará isento não só do recrutamento, senão também do serviço da Guarda Nacional. O substituído é responsável por o que o substituiu, no caso de deserção. No artigo, tem-se um dos mecanismos de formação dos “Voluntários da Pátria”, encaminhados para lutar na Guerra do Paraguai. Tal prática passou a ocorrer com muita frequência no Brasil nesse período e indica o(a) : a)forma como o Exército brasileiro se tornou o mais bem equipado da América do Sul. b)incentivo dos grandes proprietários à participação dos seus filhos no conflito. c)solução adotada pelo país para aumentar o contingente de escravos no conflito d)envio de escravos para os conflitos armados, visando sua qualificação para o trabalho. e)fato de que muitos escravos passaram a substituir seus proprietários em troca de liberdade.
Professor Victor P.
Respondeu há 5 anos
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Porque o envio de escravos para o exército não tem a ver com querer qualificá-los para o trabalho, afinal, eles estavam sendo enviados para a guerra. Esse fato tem a ver com uma forma de os senhores livrarem seus filhos, familiares de servirem no exército e se arriscarem na guerra. Ao invés de enviar seus filhos, eles enviariam seus escravos, prometendo a esses que, em troca daquele serviço (que duraria 9 anos, segundo o texto), ganhariam a alforria (liberdade) (Alternativa E).

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Professor Paulo C.
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Respondeu há 5 anos
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Não há, na alternativa D, alguma relação da qualificação do trabalho com o fato de ir à guerra. A aristocracia simplesmente colocavam os escravos para o alistamento para livrar seus filhos de conflitos, em troca os escravos conseguiriam a liberdade, porém, muitos morriam nos combates.

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