As noções de colonialismo, imperialismo, dependência e interdependência, assim como as de projeto nacional, via nacional, capitalismo nacional, socialismo nacional e outras, envelhecem, mudam de significado, exigem novas formulações. Na medida em que se desfazem as hegemonias construídas durante a Guerra Fria, declinam as superpotências mundiais, envelhecem ou apagam-se as alianças e acomodações estratégicas e táticas sob as quais se desenhava o mapa do mundo até 1989, quando caiu o Muro de Berlim, o emblema do mundo bipolarizado.
Simultaneamente, começam a emergir novos polos de poder, revelam-se os primeiros traços de outros blocos geopolíticos, manifestam-se as primeiras acomodações e tensões entre os estados-nações preexistentes, bem como entre os que se formam com a desagregação da Iugoslávia, Tchecoslováquia e União Soviética.
(Disponível em: IANNI, Octávio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. p. 12)
...quando caiu o Muro de Berlim [...] Simultaneamente, começam a emergir novos polos de poder...
Os novos polos de poder surgem: (ou seja, a questão quer saber, baseado no período pós queda do Muro de Berlim - 1989 - como surgem os novos polos de poder no mundo)
a) em um momento em que cessam os conflitos políticos em várias partes do mundo devido à ação decisiva da Otan e à formação do G-7, congregando os novos centros de decisão. Alternativa errada, pois o G7 já havia sido formado no ano de 1975.
b) com o advento da globalização, processo mundial que teve início em meados da década de 1990 e se alastrou de forma expansionista e irreversível por todo o planeta. Alternativa errada, pois a globalização é um processo que já estava em sua terceira fase com a queda do muro de Berlim, as fases anteriores acontecem do século XV ao XVIII e século XVIII ao XX.
c) atrelados ao fim das ideias neoliberais que pregavam a ampliação do papel do Estado na economia e facilitando o surgimento de novas potências econômicas. Alternativa errada, pois o neoliberalismo ainda estava em suas primeiras implementações, não havendo fim das ideias neoliberais naquele momento.
d) como resultado de um intenso processo de regionalização econômica e da ampliação do poder geopolítico de países que se mantiveram em estado latente durante as décadas da bipolaridade. Alternativa errada, pois houve uma regionalização dos países, mas estes países não se mantiveram em estado latente durante as décadas da bipolaridade.
e) a partir de uma nova fase da globalização que, embora não linear, representou a integração global dos fenômenos econômicos, financeiros, ambientais e culturais, fato inédito na bipolaridade. Alternativa correta, pois a globalização em seus níveis econômicos, ambientais e culturais, em sua nova fase, conectou globalmente os países de uma forma que não acontecia durante o período de bipolaridade da Guerra Fria.