Não tem enunciado, só pede a afirmação incorreta:
a) O sistema colonial foi um elemento fundamental no processo de acumulação de capital na Europa, entre os séculos XVI e XVIII
b) Durante o período pré-colonial, Portugal continuou centrando sua atenção no comércio das especiarias indianas, muito mais lucrativo que o pau-brasil encontrado no Brasil.
c) Atendendo aos interesses do mercantilismo, que visava ao lucro por meio da produção de mercadorias, a Coroa portuguesa repassou para arrendatários o direito do extrativismo do pau-brasil.
d) A exploração do pau-brasil, embora realizada em vários pontos do litoral brasileiro, não ocasionou a ocupação do território.
e) As expedições de reconhecimento do litoral brasileiro mostraram que o novo território descoberto era muito grande, mas de pequeno interesse econômico.
Meu comentário: Eu tive a impressão de que todas estão corretas. Marquei a D pq fiquei na dúvida sobre a ocupação do território. A exploração do pau-brasil corresponde ao período pré-colonial? Nesse período Portugal ainda não havia decidido povoar o Brasil né?
Acho que eu colocaria a D também, porque apesar de Portugal estar mais focado nas Índias, para extrair o pau-brasil tinham que ter pessoas no território, dando que vai ser nessa época a divisão de terra em sesmarias para capitães donatários e depois para governadores-gerais, se tinha um sistema para organizar a ocupação no território e as hierarquias nas terras, então tinha ocupação no território.
A alternadiva "D" é a incorreta, pois a exploração do pau-brasil não resultou em povoamento ou ocupação do território brasileiro.
Os portugueses que exploraram o Pau Brasil não tinham o interesse de colonizar as novas terras, esse modelo de colonização é chamada de Colonização de Exploração, no qual todos os bens e recursos naturais extraídos da colônia são em benefício da Metrópole visando o lucro dessa e não o desenvolvimento da colônia.