TÃO 24
Segundo o historiador Jose Murilo de Carvalho, o povo
acompanhou bestializado a criação do regime republicano no
Brasil. Essa afirmação pode explicar nossa Proclamação da
República no Brasil como:
a) adoção das teses sobre a ordem e o progresso, inspiradas na
revolução norte-americana do século XVIII.
b) uma ruptura com os valores liberais, instituídos pelo ideário dos
membros do clube militar do Rio de Janeiro.
c) um golpe militar ou quartelada nos moldes que tivemos mais
tarde em 1964.
d) estabelecimento de uma nova ordem social, que promovia a
igualdade social com base na organização do trabalho.
e) a vitória da proposta federalista do Partido Republicano que se
efetivou no país através de um plebiscito no qual votaram apenas
homens alfabetizados.
obs: Não entendi porque a resposta foi a letra c
Eliana,
Pelo ideário republicano, o povo deveria ter sido protagonista da proclamação do novo regime, o que não aconteceu, visto que o povo assistiu a tudo bestializado, sem compreender o que acontecia, achando que se tratava de uma parada militar. A Proclamação da República pode ser considerada como um golpe militar, assim como o ocorrido em 1964, quando os militares derrubaram o presidente João Goulart e assumiram o poder. O povo assistiu a tudo sem participação alguma. Muitas pessoas tiveram seus direitos políticos cassados e tiveram que se exilar em outros países para não serem presos e mortos. A vida política passou a ser regida por dispositivos autoritários que cerceavam a liberdade e concentravam todo o poder nas mãos do governo militar.
Eliana, vamos marcar uma aula para compreender o contexto em que se deu a Proclamação da República no Brasil em 1889?
Segundo José Murilo de Carvalho, apenas os militares e parte da elite proclamou a república, sem a participação popular, que teria assistido "bestializado" todo acontecimento. Tal comportamento popular também ocorreu, segundo o autor, em outro golpe militar - o de 1964.
Eliana,
Segundo José Murilo de Carvalho, a Proclamação da República se deu através das forças Militares, lideradas pelo Marechal Deodoro da Fonseca e sem conhecimento da massa da população, da mesma forma o movimento ou golpe de 1964 foi tramado pelas forças militares que destituía o presidente João Goulart do poder.
Se você desejar podemos marcar uma aula para esclarecer os pontos a respeito do período republicano ou do Movimento ou Golpe de 1964.
Abçs
Karla
Acrescentando ao que os outros professores responderam: vale muito à pena ler o livro "Os Bestializados" de José Murilo de Carvalho. Ele sugere que a falta de participação popular caracteriza, não necessariamente um desinteresse ou simples falta de conhecimento político, mas a forma como a população lida com a autoridade e o governo.