Sociedades indígenas no início da República, final da monarquia. Demarcações indígenas, como era a preocupação dos governantes com relação aos povos indígenas, como ocorreu a expansão do progresso. Quem puder responder,grato!
A questão indígena foi historicamente pouco explorada. Até meados do século XX a figura do indigena aparecia apenas como um ser que foi subjulgado pelos portugueses, apoiando o mito do Português heróico. Depois de uma crítica revisionista na históriagrafia brasileira, em meados do século, houve uma desconstrução desse mito, mas ainda assim, sem trazer o protagonismo aos indigenas. É nos anos 90 que há uma mudança e mais pesquisas passam a ser feitas. Existe muitos trabalhos, mas ainda precisa ser feito mais pesquisas.
Mas para que essa explicação toda? É para você entender que sua resposta não pode ser respondida com muita clareza, por falta de pesquisas da perspectiva indigena. O que se sabe hoje é que, na criação da primeira Constituição republicana houve um movimento dos positivistas (Apostolado Positivista) para criar algum tipo de lei específica a esses povos. Entretanto, fortemente rechada, ela não foi votada na época.
O que houve foi a continuação de uma política de extermínio: seja físico, seja cultural, através da chamada "integração à sociedade nacional". Essa integração, significava o abandono da vida indigena, com sua língua, cultura e conhecimento, para a adequação de um estilo de vida mais europeizado. O extermínio físico se deu como vemos ainda hoje, através de milicias de fazendeiros, os chamados capangas e jagunços.
Essa política está totalmente ligada a idéia do inicio da républica de modernização do país, assim como branqueamento através da migração europeia.
"Aspectos das políticas indigenistas no Brasil" Manuela Carneiro da Cunha
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-70122018000300611
"A atuação dos indígenas na História do Brasil: revisões historiográficas" Maria Regina Celestino de Almeida
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882017000200017#B26
E sugiro a visita ao site do ISA, para mais informações: