05) Acerca da economia do mundo ocidental na Época Moderna, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
A Inglaterra colonizou a América do Norte e impulsionou sua economia a partir do século XV.
A centralização política dos reis tornou possível uma maior intervenção na vida social, com o estabelecimento de regras, práticas e ações, inclusive na economia.
O Mercantilismo foi um entrave para o desenvolvimento do sistema capitalista comercial.
O protecionismo, uma das práticas mais disseminadas entre as monarquias modernas, tinha como objetivo claro e declarado obstaculizar o desenvolvimento do capitalismo e favorecer a nobreza feudal.
Portugal foi a última nação a conquistar terras fora da Europa, isso explica sua posição pouco relevante na economia mundial nos dias de hoje.
06) A respeito da colonização europeia na América assinale as alternativas corretas:
Foi um processo pacífico que resultou numa assimilação e compreensão da cultura nativa pelos europeus.
A integração cultural entre os povos nativos se deu pela adoção, por parte dos europeus à religiosidade dos nativos.
A Expansão Marítima e as conquistas do final do século XV marcam a primeira etapa da integração econômica mundial.
A fase inicial da integração econômica mundial caracterizou-se pelo mercantilismo. A doutrina propunha a intervenção do Estado na economia, com o objetivo de fortalecer o seu poder político e econômico.
As práticas mercantilistas orientaram a colonização europeia na América. Segundo as regras do pacto colonial, cada colônia só podia fazer comércio com sua metrópole, para a qual fornecia matérias-primas e da qual comprava produtos manufaturados.
07) Analise e assinale o que for correto acerca da Expansão Marítima europeia do século XV
A igreja não se interessou pelas Grandes Navegações por considera-las manifestações de heresias.
A descoberta de uma natureza exuberante e de populações desconhecidas em terras americanas contribuiu para a criação do mito do “bom selvagem”.
As grandes descobertas contribuíram para enfraquecer os Estados Nacionais europeus e elevar a nobreza como principal grupo econômico.
A expansão marítima ampliou o intercâmbio cultural e principiou a construção de um mercado mundial que envolveu a Europa, a América, a Ásia e a África.
O astrolábio, a bússola magnética, e o quadrante (este determinando a altura das estrelas) foram instrumentos fundamentais para o aprimoramento das viagens marítimas daquele período.
08) Sobre os fatores que proporcionaram a descoberta de novas terras pelos portugueses, assinale a soma da(s) proposição(ões) correta(s).
A posição costeira não contribuiu para as navegações portuguesas.
A centralização política precoce foi um entrave para as navegações portuguesas, pois os reis estavam interessados em controlar o mínimo possível de territórios.
Portugal possuía disponibilidade de capitais, que no início foram reunidos com o apoio de mercadores estrangeiros.
Os portugueses tiveram que desenvolver as técnicas de navegação, não utilizando, assim, técnicas implementadas por estrangeiros.
A falta de terras cultiváveis fez com que os portugueses buscassem alimentos, como o trigo, em terras distantes.
05) 02
06) 28 (04+08+16)
07) 26 (02+08+16)
08) 20 (16+04)
5) 04
6) 04, 08, 16
7) 02, 08, 16
8) 04 e 16
Realmente a expansão marítima marca o início da integração economica de vários continentes (Ásia, Europa, África e América), o intercâmbio cultural é outra característica desse contato. Na época tem destaque o mercantilismo que originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados caracterizando-se por uma forte intervenção estatal na economia. Sendo o fator economico fundamnetal nesse processo seria óbvio que os conquistadores europeus queriam exclusividade comercial com os novos povos, por isso se estabeleceu o pacto comercial entre metrópoles e colônias.