Qual era a ordem social do século XIX para ser contestada? E Por quê?
Devemos lembrar que o século XIX é um período de muitas inquietações, movimentos ideológico-sociais: liberalismo, anarquismo, comunismo, nacionalismo. A ordem social propõe uma organização de sociedade por suas relações de poder, sendo o Estado em primeiro plano, a burguesia e por fim a classe trabalhadora. É importante ressaltar a figura opressiva do estado no controle dos indivíduos e da burguesia nas condições de trabalho. É justamente esse o ponto a ser contestado, os movimentos sociais do século XIX serviram de ferramenta de contestação/reação contra os abusos das condições impostas pelos mecanismos de poder. Valendo-se dos meios de comunicação da época, como jornais, folhetins e discursos em praças fizeram os debates econômicos e sociais tomarem forma e a impulsionarem as revoluções operárias do século XIX contra as jornadas de trabalho abusivas: 10-18h trabalhando nas indústrias, falta de segurança (gerando mutilações), mulheres grávidas na linha de produção, entre outros pontos agravante. A ordem do Estado burguês controlava a população por tempo fabril, não proporcionando descanso ou vida digna. Um dos referenciais artísticos em crítica sobre esse mecanismo é a obra Tempos Moderno de Charlie Chaplin.
Olá!
Primeiramente vale recordar os aspectos de uma sociedade no século 19, na qual havia a elite(alta burguesia) acima de todos, a média burguesia que eram os comerciantes, pequena burguesia e o proletariado (classe mais pobre e normalmente com condições precárias).
Naquela época, os responsáveis pelas ações concretas e decisões era a alta burguesia e os outros não participavam e muitas vezes nem sabiam o que estava acontecendo, só aceitavam. Então uma forma que estes( basicamente a média e pequena burguesia) acharam para discutir e se opor ao que estava acontecendo, era através de reuniões (muitas vezes escondidas senao seriam presos), alguns movimentos sociais que geralmente eram detidos pela polícia local, algumas pessoas que falavam em palanques em praças porém nao chamavam tanta atenção e eram taxadas como doidas e revolucionárias.
Por não haver tecnologia, o meio de comunicação e para espalhar informações era através da fala (discursos) e panfletos.
Espero que tenha ajudado!!