Foto de Antônio S.
Antônio há 4 anos
Enviada pelo
Site

Tiradentes como herói nacional, dúvida...

Boa tarde, senhores (a). Como a imagem de Tiradentes como herói nacional foi construída ao longo do tempo?

Professor Zaqueu R.
Respondeu há 4 anos
Contatar Zaqueu

A construção como herói aconteceu a paritr do Brasil República, pois era preciso se desvincular das concepções monarquistas e Tiradentes pregava a implementação das ideias republicanas ainda na época colonial. Assim foi feita a ideia de que ele sofreu em prol do bem maior, que era a libertação da população brasileira dos vinculos com Portugal.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professora Ana S.
Respondeu há 4 anos
Contatar Ana Maria

Leia esse material, esta tudo neste link: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/tiradentes-biografia.htm

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Rafael M.
Respondeu há 4 anos
Contatar Rafael

Olá Antônio! Tudo bem?

Como trazido acima, a figura de Tiradentes como heroi nacional é construída na virada do século XIX para o XX - um marco dessa construção é a pintura Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, feita em 1893. Confira aqui a imagem:

Aqui existem alguns detalhes interessantes... o primeiro é que os membros esquartejados de Tiradentes formam o contorno do território brasileiro, relacionando-o, então, de alguma forma, ao país Brasil, talvez colocando a luta pela proclamação da república e, ainda, o trabalho que daria nos mandatos militares de manter a integridade nacional frente aos interesses das oligarquias agroexportadoras como de SP, RS, PE etc. Por outro lado, o braço direito dele, naquela posição caída", remete exatamente à pintura Marat assassinado (1793) e, ainda, à Pietá, de Michelangelo. Por que essas construções imagéticas foram importantes? Porque colocavam Tiradentes como um heroi, responsável por lutar pela república em um momento de "obscurantismo monarquista" (de novo, a referência a Marat, líder da Revolução Francesa, é significativa), ao mesmo tempo em que o coloca como um mártir da república, quase um santo (pensando na referência à Pietá), mas assinalando a importância de mostrar que essa república, apesar do pensamento positivista difundido entre o Exército, não abandona a religião (além disso, veja a estatueta de Cristo crucificado ao lado da cabeça de Tiradentes).

E daí? Qual era a importância de, na arte, criar símbolos republicanos? Em 1893, o golpe republicano tinha acabado de acontecer enquanto uma transição que se colocasse a missão de adaptar o Brasil à nova etapa do capitalismo - o imperialismo, ou "capitalismo monopolista" (e isso considerando todas as consequências no mundo do trabalho, onde temos uma classe trabalhadora negra em condições precárias devido à não integração à sociedade), e aqui temos um momento importante de inflexão porque é onde temos uma nascente burguesia industrial que queria se impor frente a uma burguesia agroexportadora que comandava verdadeiros exércitos pessoais nos estados, e nisso tudo estavam o Exército e, em menor medida, a Marinha tentando se colocar como um grupo social forte nesse momento. Por outro lado, como a proclamação foi apenas um artifício para romper com legislações imperiais obsoletas e fazer essa adaptação ao capitalismo mundial, os agentes que proclamaram a república tinham muito a perder caso o volante saísse de suas mãos, então era necessário consolidá-la no imaginário do povo, o que levou à fabricação de símbolos republicanos. É nesse contexto, então, que entra o Tiradentes enquanto heroi da república, a nova bandeira do Brasil etc.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Rogério S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 3 anos
Contatar Rogério
A primeira República carecia de vultos e era preciso acabar com as amarras do Império. Daí Tiradentes é alçado a herói nacional, o que poderia ter acontecido com qualquer outro. Vale lembrar que a Inconfidência Mineira não falava em nome do Brasil e sim da Província das Minhas Gerais. Não havia luta em nome da independência nem valores republicanos na sua totalidade que chegassem a todo o país.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor