Este semestre na faculdade irei fazer um projeto relacionado a monitoramento de computadores, especificamente suas peças (Hardware) aplicado em algum contexto. Que informações é possível obter analisando a CPU? Além das informações técnicas. Por que seria importante monitorar uma CPU aplicado a um negócio específico?
Olá, um exemplo prático de monitoramento de CPU hoje em dia é para a mineração de criptomoedas. Outro exemplo em empresas é o monitoramento do uso de CPU para servidores de banco de dados, por exemplo que não podem superaquecer para não interromper o funcionamento da máquina.
Através do monitoramento você pode entender o momento dos picos de uso e entender quais processos estavam rodando naquele momento e como pode melhorar estes processos em horários diferentes, para não manter o pico no mesmo horário e ter um interrompipmento do serviço.
Existem várias informações que podem ser obtidas ao monitorar a CPU de um computador, incluindo:
Uso de CPU: você pode monitorar quanto do tempo da CPU está sendo usado pelo sistema operacional, aplicativos em execução e processos em segundo plano.
Temperatura da CPU: monitorar a temperatura da CPU pode ajudar a detectar possíveis problemas de superaquecimento e otimizar o desempenho do sistema.
Uso de memória: você pode monitorar o uso de memória RAM do sistema, para garantir que não haja gargalos de desempenho devido a falta de memória.
Uso de disco: monitorar o uso de disco pode ajudar a identificar problemas de lentidão e otimizar o desempenho do sistema.
Uso de rede: monitorar o uso de rede pode ajudar a identificar possíveis problemas de conectividade e monitorar o tráfego de dados.
Além dessas informações técnicas, é possível obter outras informações relevantes para negócios específicos. Por exemplo, ao monitorar a CPU de um sistema de vendas online, pode-se identificar gargalos de desempenho que podem estar afetando a experiência do usuário e levando a perda de vendas. Já ao monitorar a CPU de um sistema de produção, pode-se identificar possíveis falhas de hardware que podem levar a interrupções na linha de produção e prejuízos para o negócio. Em resumo, monitorar a CPU pode ajudar a garantir o bom funcionamento de um sistema de computador, identificar possíveis problemas e otimizar o desempenho do sistema para melhor atender as necessidades do negócio
Se você realizar monitoramento de CPU em empresas, você consegue prevenir ou descobrir falhas de hardware que podem gerar custos maiores no futuro.