Se a sua placa de vídeo está sendo reconhecida como PCIe 3.0 mesmo estando na entrada PCIe 4.0, pode ser uma limitação de compatibilidade ou configuração. Tente conectar a placa de vídeo à entrada PCIe 3.0 para ver se há alguma diferença no desempenho ou no uso da CPU. Certifique-se também de ter os drivers mais recentes instalados. Experimentar diferentes configurações pode ajudar a otimizar o desempenho do sistema.
Entendo a sua preocupação. Se a sua placa-mãe possui limitações de suporte para PCIe 4.0 na sua geração de processador, é provável que essa restrição se aplique não apenas aos SSDs NVMe, mas também às placas de vídeo que suportam PCIe 4.0.
Se a placa de vídeo está sendo reconhecida como operando a uma velocidade de PCIe 3.0, mesmo estando conectada a uma entrada PCIe 4.0 na placa-mãe, pode ser uma questão de compatibilidade ou limitação da placa-mãe com o processador de 10ª geração.
Conectar a placa de vídeo à entrada PCIe 3.0 pode ser uma tentativa válida para verificar se há melhora no desempenho ou no uso da CPU. Se houver possibilidade de escolha entre uma entrada 4.0 ou 3.0, experimente conectar a placa de vídeo à entrada 3.0 para ver se isso alivia a carga de processamento na CPU.
No entanto, é importante ressaltar que mesmo se a placa de vídeo estiver operando em PCIe 3.0, ela ainda deve ser capaz de funcionar bem para a maioria das tarefas e jogos atuais, embora possa apresentar um desempenho ligeiramente inferior em comparação com o PCIe 4.0.
Se ainda assim o problema persistir, pode ser útil verificar atualizações de BIOS para a sua placa-mãe ou considerar uma possível atualização do hardware para uma placa-mãe que suporte totalmente PCIe 4.0, caso seja viável para o seu setup