Foto de Dalila F.
Dalila há 4 anos
Enviada pelo
Site

Historia

 

Questão 1)

Este movimento cultural que criticava o Antigo Regime alcançou o seu auge no século XVIII e ficou conhecido como Iluminismo, Ilustração ou Filosofia das Luzes. Essas denominações se justificavam no fato de que seus representantes entendiam que a contradição entre o passado e o presente era uma luta entre as trevas da ignorância e as luzes da razão.

É correto afirmar que o Iluminismo

  1. a)  favoreceu o fortalecimento das práticas econômicas mercantilistas.
  2. b)  influenciou os monarcas europeus a transferirem seu poder para os filósofos.
  3. c)  interviu na filosofia e na política, mas não atuou nos aspectos econômicos da sociedade.
  4. d)  teve como principal centro difusor a França, de onde surgiram grandes pensadores do século XVIII.

Questão 2)

O século XVIII conheceu várias revoluções. A Revolução Industrial, a Revolução Francesa e também a Revolução Intelectual. O auge da Revolução Intelectual se deu com o Iluminismo, também chamado de \"Ilustração\" ou \"Filosofia das Luzes\" ou \"Esclarecimento\". Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

SILVA, João Bosco da. Iluminismo: as trevas na penumbra. Universidade Estadual de Feira de Santana, 2007.

Considerando o contexto aludido anteriormente, luz e trevas simbolizam a oposição entre

  1. a)  saúde e doença.
  2. b)  riqueza e pobreza.
  3. c)  razão e ignorância.
  4. d)  democracia e ditadura.

Questão 3)

"A crise do Antigo Regime foi acompanhada por um conjunto de novas ideias filosóficas e econômicas que defendiam a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis. As ideias econômicas defendiam a prática da livre-iniciativa. Esse movimento cultural, político e filosófico que ocorreu entre 1680 e 1780 em toda a Europa, sobretudo na França, no século XVIII, ficou conhecido como Iluminismo, Ilustração ou Século das Luzes."

Disponível em: <http://www.historiamais.com/iluminismo.htm>. Acesso em: 12 nov. 2018.

As principais características do Iluminismo estão pautadas em:

  1. a)  liberdade econômica e política, e igualdade jurídica.
  2. b)  liberdade religiosa, racionalismo científico e absolutismo.
  3. c)  liberdade de expressão, mercantilismo e sociedade estamental.
  4. d)  liberdade política, economia colonial e igualdade jurídica.

Questão 4)

Uma característica marcante dos pensadores iluministas do séc XVIII era a crítica ao...

  1. a)  ... voto de pobreza da Igreja católica.

  2. b)  ... uso da razão como forma de explicar o mundo.
  3. c)  ... poder ilimitado dos reis na forma do Absolutismo.
  4. d)  ... crescimento econômico que causava aumento dos preços.

Questão 5)

Nós, por conseguinte, representantes dos Estados Unidos da América, [...] em nome e por autoridade do bom povo destas colônias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colônias unidas são e de direito têm de ser Estados livres e independentes; que estão desobrigadas de qualquer vassalagem para com a Coroa britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido [...]. E em apoio desta declaração, plenos de firme confiança na proteção da Divina Providência, empenhamos
mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra.

A DECLARAÇÃO de Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.uel.br>. Acesso em: 15 dez. 2016.

O trecho citado é a parte final da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, assinada em 4 de julho de 1776. Pode-se afirmar que o processo de luta pela independência das colônias inglesas foi

  1. a)  finalizado com a assinatura da Declaração de Independência.
  2. b)  encerrado com a elaboração da Constituição dos Estados Unidos.
  3. c)  considerado o primeiro das Américas e influenciou outros movimentos no continente.
  4. d)  ameaçado pelo apoio de alguns países europeus à Inglaterra, como França e Espanha.

Questão 6)

Os colonos que viviam nas Treze Colônias inglesas da América do Norte fundaram diversos estabelecimentos de ensino na região. Em meados do século XVIII, já funcionavam sete universidades nessas colônias. O conhecimento adquirido nessas universidades também motivou o processo de independência dos Estados Unidos.
Com base no texto anterior, percebe-se que o processo de independência das Treze Colônias da América foi motivado pelas ideias propagadas pelo

  1. a)  Absolutismo.
  2. b)  Anarquismo.
  3. c)  Iluminismo.
  4. d)  Socialismo.

Questão 7)

A Tomada da Bastilha é em si um acontecimento dos mais insignificantes – os \"vencedores da Bastilha\" não passavam de mil e a maior parte da cidade permaneceu calma no dia 14 de julho –, mas seu alcance simbólico e político é vasto. A rua vai agora ocupar a frente da cena; muitos parisienses, dentre os mais \"exaltados\", estão armados; o assassinato \"patriótico\" é implicitamente perdoado; tudo isso vai contribuir para uma radicalização do fenômeno revolucionário.

BLUCHE, Frédéric; RIALS, Stéphane; TULARD, Jean. Revolução Francesa. Porto Alegre: L&PM, 2009.

O texto representa uma interpretação da Tomada da Bastilha, um acontecimento que

  1. a)  teve a participação de membros do Segundo e do Terceiro Estados.
  2. b)  iniciou o movimento revolucionário e representou a oposição ao poder absoluto do rei.
  3. c)  caracterizou um fenômeno tipicamente urbano, ocorrendo apenas nos centros comerciais franceses.
  4. d)  agregou menor importância à Revolução Francesa, pois teve menos participantes do que outras mobilizações.

Questão 8)

Analise a imagem abaixo sobre a sociedade francesa às vésperas da Revolução de 1789.

Disponível em: http://historiamegamente.blogspot.com/2017/06/chargesRevolucaoFrancesa.html.

Considerando a imagem anterior acerca da sociedade estamental francesa, conclui-se que

  1. a)  o povo, que formava o Primeiro Estado, arcava com as pesadas tributações impostas pelo monarca absoluto.
  2. b)  apesar de a França ter uma sociedade dividida em estamentos, não havia conflitos de classes, pois a Igreja, por meio da teoria do direito divino, garantia a imobilidade social.
  3. c)  a França era estruturada em uma sociedade estamental, dividida em três Estados, sendo o Terceiro Estado composto, desde a alta burguesia até as camadas populares, incidindo sobre estas todas as tributações.
  4. d)  a desigualdade social se materializava na divisão da sociedade francesa. Entretanto, o clero apoiava incondicionalmente as ações dos revolucionários por acreditar que não havia outra maneira de transformar o país, a não ser por uma revolução.

Questão 9)

\"O que é o Terceiro Estado? Tudo. O que tem sido até agora na ordem política? Nada. O que deseja? Vir a ser alguma coisa. Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentado. Se suprimíssemos a ordem privilegiada, a nação não seria algo de menos, e sim alguma coisa mais. Assim, que é o Terceiro Estado? Tudo, mas um tudo livre e florescente. Nada pode caminhar sem ele, tudo iria infinitamente melhor sem os outros (...).\"

SIEYÉS, A. O que é o Terceiro Estado? Disponível em: https://www.puc-rio.br/vestibular/repositorio/provas/2001/hist_d3.html.

Considerando o texto apresentado, pode-se afirmar que o \"Terceiro Estado\" refere-se

  1. a)  aos plebeus, ao clero, aos camponeses e sans culotes.
  2. b)  à nobreza, alta burguesia, aos servos e camponeses.
  3. c)  ao clero, à nobreza, burguesia e aos trabalhadores urbanos.
  4. d)  aos plebeus, à burguesia, aos trabalhadores urbanos e  camponeses.

Questão 10)

Analise a imagem a seguir:

Disponível em: https://studymaps.com.br/independencia-dos-estados-unidos/ (adaptado).

Com o apoio do quadro acima, é possível concluir que as chamadas \"colônias do Sul\"

  1. a)  baseavam-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe.
  2. b)  baseavam-se em uma forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
  3. c)  baseavam-se no latifúndio e em uma economia escravista voltada, principalmente, para o mercado externo de produtos por meio do sistema de plantation.
  4. d)  consolidaram-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.



GABARITO


1.


3.


5.


7.


9.


2.


4.


6.


8.


10.

as fts nao consegui colocar

Inglês Básico Avançado
4 respostas
Professor Claudio R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Claudio

.

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios

1. b  

2.d

3.d

4.a

5.a

6.c

7.d

8.d

9.a

10.c

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professor Alan M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Alan

Vejo que sua dúvida já foi respondida. Caso queira ou precise de aulas voltadas para conversação, entre no meu perfil.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Paloma P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 4 anos
Contatar Paloma

Dada a estensão do texto deveria ser enviado para tarefa, pois excede uma simples dúvida.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa