Boa tarde. Minha dúvida é sobre frases como: "a medida tem a intenção de evitar...", "as ações visam à redução de casos...". Elas são corretas? Ou esse uso figurado de verbos de ações tendo como sujeitos entes abstratos (medidas, ações) é um erro pela norma culta? Abraços e obrigado
Olá, Fábio. Não encontrei, até o momento, nenhuma referência bibliográfica afirmando que o sujeito de uma frase deve ser necessariamente uma pessoa para poder ser seguido de um "verbo de ação". Ainda assim, caso esteja na dúvida, lembre-se de que existe uma figura de linguagem, a personificação, que atribui a objetos inanimados ou seres irracionais, sentimentos ou ações. Então, até onde sei, não está errado.
Fábio, as duas sentenças que vc mencionou fazem uso de verbos de modo bastante usual, tanto em textos jornalísticos quanto em linguagem corrente.
Não tenho conhecimento de uso desse critério que vc cita. No meu entendimento não há uso de "verbo abstrato" e apenas lembrando que "ação" é substantivo; verbo seria "agir". Um abraço.