Reductio ad indefini.....?

Olá professores, com suas licenças, preciso muito saber a tradução em latim de "redução ao indefinido", parafraseando expressões como "reductio ad infinitum" ou "reductio ad absurdum". Minha dúvida esta nos termos possíveis para a tradução de INDEFINIDO, como: INDEFINITUS, INDEFINITE, INDEFINITI, INDEFINITO e o que acho e só acho o correto, INDEFINITUM. Desde já muito obrigado caras, homens e mulheres professores. Att. edson

Edson L.
Edson
perguntou há 1 semana

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
1 resposta
Professor Leonardo L.
Respondeu há 1 semana
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida
Olá Edson, bom dia. Realmente a palavra INDEFINITUS (contraposição ao termo FINITUS) existe em latim, mas é cunhada já no latim tardio que logo derivaria nas línguas romances atuais. Portanto, você pode usar o termo Reductio ad indefinitum (lembrando que a preposição AD nessas expressões exige o complemento em acusativo: INDEFINITUM), mas, para usar um termo mais clássico e similar ao que fariam uso autores de primeira ordem do pensamento romano e medieval, penso que você poderia se valer de alternativas do léxico latino como : INDETERMINATUS (REDUCTIO AD INDETERMINATUM), INCERTUS (REDUCTIO AD INCERTUM), vocábulos esses que englobavam para os romanos o sentido contrário à finitude. Contudo, imagino que também para você tais termos parecem expressar algo diferente da idéia de redução ao indefinido. Nesse sentido, fica a seu critério determinar se quer manter o sentido exato do que quer expressar em latim, correndo o risco de parecer 'latim macarrônico', ou se prescinde da clareza translúcida do termo para manter-se fiel à terminologia da tradição latina, inserindo-se nos moldes linguísticos do pensamento filosófico ocidental.
Espero ter sido claro e, principalmente, haver-lhe ajudado. FORTUNA IUVET TE.

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa