Traduzir do latim

Regia potestas caeterrunque principium civilis autorictas non hominen est inventa

Laura S.
Laura
perguntou há 5 dias

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
1 resposta
Professor Miguel A.
Respondeu há 5 dias
Melhor resposta
Melhor resposta escolhida pelo autor da dúvida

Laura,


Quando perguntar, observa a grafia das palavras: caeterumque; auctoritas; inventum(?)


Veja, segundo a wikipedia: "No direito romano é definida por auctoritas uma certa legitimação socialmente reconhecida, que procede de um saber e que se outorga a uma série de cidadãos. Ostenta a auctoritas aquela personalidade ou instituição, que tem capacidade moral para emitir uma opinião qualificada sobre uma decisão. Se bem que tal decisão não é vinculante legalmente, nem pode ser imposta, tem um valor de índole moral muito forte. O termo não é traduzível, e a palavra portuguesa "autoridade" apenas é uma parte do significado da palavra latina.


O conceito é contraposto ao de potestas (o "poder" socialmente reconhecido).


A fonte de auctoritas foi nomeadamente o senado romano, se bem que uma série de personalidades importantes também a tinham quando não ocupavam cargos de magistraturas com potestas. Mas durante o Baixo Império a auctoritas derivava diretamente do próprio imperador."


E: "Todo magistrado romano era, em virtude de sua eleição pela Comitia, investido de uma certa quantia de poder civil, tecnicamente denominado Potestas..."


Algum professor de latim pode decifrar a frase: "Regia potestas caeterumque principium civilis auctoritas non hominen est inventa(?)


Espero que tenha ajudado.


At.te,


Prof. Miguel Augusto Ribeiro


https://profes.com.br/miguel.augusto


 


 


 


 


 


 


 


 

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa