Foto de Paulo G.
Paulo há 8 anos
Enviada pelo
Site

Como a LIBRAS está na modalidade visual/espacial, ela se insere no campo da linguagem verbal ou da linguagem não verbal?

Em LIBRAS, podemos chamar esses sinais e a datilologia de palavras e letras, respectivamente?
Letras
2 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 6 meses

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é uma linguagem visual/espacial que faz parte do campo da linguagem verbal, pois é uma língua natural que utiliza sinais gestuais para transmitir informações, de maneira similar a como as línguas orais utilizam sons. Assim, LIBRAS possui gramática, sintaxe, morfologia e léxico próprios, características fundamentais de uma língua.

Em relação aos sinais e à datilologia, é correto se referir aos sinais como "palavras", pois eles têm significado e função comunicativa na estrutura da língua, assim como as palavras em línguas orais. Já a datilologia, que se refere ao alfabeto manual utilizado em LIBRAS para representar cada letra do alfabeto através de sinais, pode ser comparada às "letras" do alfabeto escrito. Assim, quando usamos a datilologia em LIBRAS, estamos soletrando palavras, similar ao que se faz com letras em línguas escritas.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Érica F.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 8 anos
Contatar Érica


Olá, Paulo.

As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas e são consideradas línguas com estruturas gramaticais, visto que possuem níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. O que as diferencia das outras línguas são sua modalidade visual-espacial. O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais. Desta forma, uma pessoa pode aprender outra língua, ao entrar em contato com uma Língua de Sinais.

As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua. A LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é uma delas e se originou na Língua de Sinais Francesa. Portanto, Libras, conforme sua questão, insere-se em linguagem verbal e não-verbal, por indicar uma língua e também sentimentos por meio de gestos.

Algumas informações sobre a Libras, retiradas de https://naoverbal.wordpress.com/libras: Convenções da LIBRAS

1) A grafia: os sinais em LIBRAS, para simplificação, são representados na Língua Portuguesa em letra maiúscula. Ex.: CASA, INSTRUTOR.

2) A datilologia (alfabeto manual) é usada para expressar nomes de pessoas, lugares e outras palavras que não possuem sinal, é representada pelas palavras separadas por hífen. Ex.: M-A-R-I-A, H-I-P-Ó-T-E-S-E.

3) Os verbos são apresentados no infinitivo. Todas as concordâncias e conjugações são feitas no espaço. Ex.: EU QUERER CURSO.

4) As frases obedecem à estrutura da LIBRAS e não à do Português. Ex.: VOCÊ GOSTAR CURSO? (Você gosta do curso?)

5) Os pronomes pessoais são representados pelo sistema de apontação. Apontar em LIBRAS é culturalmente e gramaticalmente aceito.

Espero tê-lo ajudado!

Érica

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa