Olá boa noite a todos. Estava fazendo questões sobre regência verbal/nominal e me deparei com essa daqui. Na última frase o gabarito oficial diz estar correta, mas me soa muito estranho escrever "Sinto simpatia para com as pessoas humildes". Gostaria de saber do porque estar certa.
Obrigado desde já,
Leandro.
Foto da questão
Olá, Leandro. Bom, de fato é mais uma forma de expressão que tem o português, só que não é utilizada normalmente.
De fato, em espanhol, existe a mesma maneira de expressão: "Siento simpatía para con las personas humildes", e, nesse idioma, e uma forma mais formal de dizer "siento simpatía por las personas humildes" ou "sinto simpatia pelas pessoas humildes".
Pode parecer estranho, mas é somente outra forma de expressar a mesma ideia.
Espero ter sido de ajuda :D
a construção "Sinto simpatia para com as pessoas humildes" está gramaticalmente correta. No entanto, é importante lembrar que a linguagem é dinâmica. É mais comum" ter simpatia por alguem. "
Leandro, está correta, apenas pertence a um registro formal de nossa língua.
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.