Na frase "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção", o trecho em destaque "de proteção" pode ser classificado sintaticamente como: b) ( ) Adjunto Adnominal.
Em "Fique atento ao período de vacinação na escola", o trecho destacado "ao período de vacinação na escola" funciona como, já que completa o sentido do adjetivo "atento", com o auxílio da preposição "ao": b) ( ) Adjunto Adnominal.
Identifique os complementos nominais presentes nas seguintes orações:
a) "O que é necessário para ser um bom arquiteto?" - Complemento nominal: "necessário".
b) "Quem vende sua liberdade nunca foi digno dela." - Sem complemento nominal.
c) "Jogo eleitoral cria aversão aos partidos políticos." - Sem complemento nominal.
d) "Polícia tenta evitar invasão de prédio do Congresso." - Complemento nominal: "invasão".
e) "O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto da sabedoria." - Sem complemento nominal.
Portanto, a resposta correta para a questão 10 é:
a) "O que é necessário para ser um bom arquiteto?" - Complemento nominal: "necessário".
d) "Polícia tenta evitar invasão de prédio do Congresso." - Complemento nominal: "invasão"
8. Na frase "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção", o trecho em destaque, pode ser classificado sintaticamente como. Objeto direto
O verbo precisar pode ter a regência trasitiva direta, ou seja, requerer um objeto direto, transitiva indireta, ou seja, requerer um objeto indireto, ou intransitiva, ou seja, requerer um complemento nomial.
O que determina qual regência se aplica é o sentido com o qual ele está sendo utilizado. Para ser considerado transitivo indireto, dever ser utilizado no sentido exatidão. (ex. Não sei precisar a quantidade de ingredientes para essa receita.) Para ser considerado intransitivo, deve ser utilizado no sentido de ser pobre/não ter dinheiro.(ex. O governo deve tomar conta daqueles que precisam.) Para que seja verbo transitivo indireto, é o caso do exemplo, o precisar tem o sentido de "ter necessidade", se seguido de substantivo ou pronome, haverá a presença da preposição, tornando o objeto indireto. Se seguido de outro verbo no infinitivo, a preposição é dispensada.
Nesse tipo de questão a consulta ao dicionário para conferir a regência do verbo pode ser necessária.
9) Em "Fique atento ao periodo de vacinação na escola" (...)", o trecho destacado funciona como já que completa o sentido do adjetivo atento, com o ()auxílio da preposição ao. A resposta é complemento nominal.
Note que "ao periodo de vacinação" está precedido de preposição, isso abre possibilidades para que seja adjunto adnominal ou complemento nominal. Nesse caso, deve-se observar a que classe pertence o termo ao qual ele se liga. Nesse caso, é um adjetivo, logo só pode ser complemento nominal, uma vez que os adjuntos só se ligam a substantivos.
10. Identifique os complementos nominais presentes nas seguintes orações. Negritei os termos que são complementos nominais.
a) "O que é necessário para ser um bom arquiteto?" O trecho complementa o sentido do adjetivo necessário.
b) "Quem vende sua liberdade nunca foi digno dela." O trecho complementa o sentido do adjetivo digno.
c) "Jogo eleitoral cria aversão aos partidos políticos."O trecho complementa o sentido do substantivo abstrato aversão. Somente com essa informação ainda poderia ser classificado como adjunto, contudo, tem caráter paciente, ou seja, recebe o sentimento, portanto, é um complemento nominal.
d) "Polícia tenta evitar invasão de prédio do Congresso." O trecho complementa o sentido do substantivo abstrato invasão. Somente com essa informação ainda poderia ser classificado como adjunto, contudo, tem caráter paciente, ou seja, recebe o ato de ser invadido, portanto, é um complemento nominal.
e) "O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto?." essa frase não parece completa e não possui complementos nominais. Se ela continuasse informando do que o homem está perto, então essa informação seria o complemento nominal po complementar o adverbio "perto". Note que, lendo apenas como está, fica a dúvida "está mais perto de que?" O complemento nominal é um termo essencial, logo pode-se observar que, caso retirássemos os termos marcados em cada uma das frases, restariam dúvidas desse tipo.
Na frase "Cada menina é de um jeito, mas todas precisam de proteção", o trecho "de um jeito" pode ser classificado como b) ( ) Adjunto Adnominal.
Na frase "Fique atento ao período de vacinação na escola (...)", o trecho destacado "ao período de vacinação na escola" pode ser classificado como a) () Complemento Nominal.
Vou analisar as orações para identificar os complementos nominais:
a) "O que é necessário para ser um bom arquiteto?" - O complemento nominal está ausente, pois "necessário" é um adjetivo que não exige complemento.
b) "Quem vende sua liberdade nunca foi digno dela." - O complemento nominal é "digno dela", onde "digno" é um adjetivo que exige o complemento "dela" para completar seu sentido.
c) "Jogo eleitoral cria aversão aos partidos políticos." - O complemento nominal é "aversão aos partidos políticos", onde "aversão" é um substantivo que necessita do complemento "aos partidos políticos".
d) "Polícia tenta evitar invasão de prédio do Congresso." - O complemento nominal é "invasão de prédio do Congresso", onde "invasão" é um substantivo que necessita do complemento "de prédio do Congresso".
e) "O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto." - A frase está incompleta, mas se fosse completada, o complemento nominal poderia ser "dos limites da sua própria inteligência", onde "limites" é um substantivo que necessita do complemento "dos limites da sua própria inteligência".
Portanto, os complementos nominais estão presentes nas opções b), c), d) e e).