Foto de Ana L.
Ana há 2 anos
Enviada pelo
Site

Por favorrr, me ajudem!!!!

Levando em conta que o texto mostrado na imagem anexa é de uma criança em processo de alfabetização, apresente uma hipótese para explicar por que na grafia de "vizitalo" e "esite" a criança se equivoca ao representar o fonema /z/ com a letra "z", na primeira palavra, e com a letra "s" na segunda palavra.

                      Texto            

            O golega de Rafael

O Rafael tim um colega chamado Rafael que morava no bueiro, eu fui a tê lá vizitalo quando eu cheguei eu falei sua pele está verdjada você está palido.

Vamos um ar fresco. Para ver se passa, eu tem uma ideia vamos morar na minha nobre casa, que ideia genial vamos sair dessa lata velha, gesgoto tem varios tipos de baqueterias,

Dona Isaura eu Podiria morar aqui, sim pode, por que é melhor morar aqui do que naquele boeiro com micobrios ratos bacterias vamos ser felis qui, obrigado pela sua jemtileza. Eu acho que não esite pessoas melhor do que você.

Professor Nilton S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Nilton

A hipótese para explicar o equívoco na grafia "vizitalo" e "esite" é que a criança ainda está em processo de aprendizagem da correspondência entre fonemas e letras na escrita. É comum que crianças em processo de alfabetização tenham dificuldades para representar fonemas de forma precisa, especialmente fonemas que são pouco frequentes em sua língua materna ou que possuem representações diferentes em diferentes contextos.

No caso do fonema /z/, ele pode ser representado de diversas maneiras na escrita, como "z", "s", ou "ss". A criança pode ter representado o fonema /z/ com a letra "z" em "vizitalo" e com a letra "s" em "esite" porque ainda está aprendendo a escrita e ainda não tem uma representação precisa desse fonema.

Esse tipo de erro é normal no processo de alfabetização e pode ser superado com a prática e a continuidade do ensino da correspondência fonema-letra. É importante lembrar que esses erros são uma parte natural do processo de aprendizagem e que cada criança tem um ritmo próprio de desenvolvimento.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Envie uma dúvida grátis
Resposta na hora da Minerva IA e de professores particulares
Enviar dúvida
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Miguel Augusto

Ana, veja:

Isso se explica pelo fato de a criança estar desenvolvendo seu processo de aprendizagem e porque um fonema pode ser representado por mais de uma letra do alfabeto, como o fonema /z/, que em português pode ser representado pelas letras z, s, x, por exemplo nas palavras zagueiro, reza, pesquisa e exagero. Note-se que, no meio de uma palavra, entre vogais, esse fonema pode ter essas três grafias. Daí a criança ter hesitado entre "s" e "x" nestas duas palavras: visitá-lo e existe.  

Espero tê-la ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro. 

 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Tamires L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 1 ano
Contatar Tamires

A criança está em processo de aprendizagem. Levando em conta que as crianças escrevem o que elas ouvem, isto está bem claro, pois as duas palavras têm som de z, porém estas palavras podem não fazer parte de seu vocabulário ainda, por esse motivo a criança acaba se equivocando com os fonemas e letras. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Precisa de outra solução? Conheça
Aulas particulares Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor