Foto de Luiz C.
Luiz há 2 anos
Enviada pelo
Site

Sobre oração subordinada predicativa e sub subst obje direta

No período "População entendeu que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte". 

Letras Gramática
2 respostas
Professor Allan H.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Allan Sadayoshi

A diferença entre uma oração subordinada substantiva predicativa e uma oração subordinada substantiva objetiva direta é ligada ao verbo da oração principal.

A oração predicativa tem função de predicativo do sujeito, então o verbo da oração principal será de ligação e a oração predicativa terá a função de qualificar o sujeito da oração principal.

Ex.: O sol é que nos mantém vivos.

O período tem sentido de "O sol é vital". Veja que há como trocar a oração "que nos mantém vivos" por "vital". Em alguns casos, essa troca é mais complicada de ser feita.

Já a oração objetiva direta tem função de objeto direto, então o verbo da oração principal será transitivo objetivo direto, por definição exige complemento sem preposição.

Ex.: Eu quero que chova.

O período tem sentido de "Eu quero chuva". Nesse caso foi possível trocar "que chova" por "chuva". "Querer" é verbo objetivo direto nesse contexto e "chuva" é seu objeto.

 

No período dado "População entendeu que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte", vamos separar as orações. Cada oração tem como elemento central o verbo:

1)População entendeu

2)que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte

Veja que ao trocar a segunda oração por "isso", mesmo alterando o sentido da frase, conseguimos analisar gramaticalmente o seguinte:

"População entendeu isso" -> "Entender" é um verbo transitivo direto e "isso" é seu objeto.

Assim, "que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte" é oração subordinada substantiva objetiva direta.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Envie sua pergunta

Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 2 anos
Contatar Miguel Augusto

Luiz, veja:

População entendeu [ o quê ] // que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte. - or. sub. subst. obj. direta; entender algo = a importância / o valor do SUS

Nossa preocupação é [ nome / qualidade do sujeito ] // que o SUS continue prestando bons serviços à população. - or. sub. subst. predicat.; suj. + verbo ligação - ser, estar, continuar etc. + or. sub. subst predicativa; complementa o nome "preocupação": preocupação é a continuidade dos bons serviços

Leia mais: https://www.portugues.com.br/gramatica/oracoes-subordinadas-substantivas.html#:~:text=Ora%C3%A7%C3%A3o%20subordinada%20substantiva%20predicativa,%C3%A9%20que%20voc%C3%AA%20n%C3%A3o%20volte.&text=Nosso%20maior%20desejo%20%C3%A9%20que%20todos%20sejam%20aprovados

Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro. 

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar