No período "População entendeu que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte".
A diferença entre uma oração subordinada substantiva predicativa e uma oração subordinada substantiva objetiva direta é ligada ao verbo da oração principal.
A oração predicativa tem função de predicativo do sujeito, então o verbo da oração principal será de ligação e a oração predicativa terá a função de qualificar o sujeito da oração principal.
Ex.: O sol é que nos mantém vivos.
O período tem sentido de "O sol é vital". Veja que há como trocar a oração "que nos mantém vivos" por "vital". Em alguns casos, essa troca é mais complicada de ser feita.
Já a oração objetiva direta tem função de objeto direto, então o verbo da oração principal será transitivo objetivo direto, por definição exige complemento sem preposição.
Ex.: Eu quero que chova.
O período tem sentido de "Eu quero chuva". Nesse caso foi possível trocar "que chova" por "chuva". "Querer" é verbo objetivo direto nesse contexto e "chuva" é seu objeto.
No período dado "População entendeu que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte", vamos separar as orações. Cada oração tem como elemento central o verbo:
1)População entendeu
2)que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte
Veja que ao trocar a segunda oração por "isso", mesmo alterando o sentido da frase, conseguimos analisar gramaticalmente o seguinte:
"População entendeu isso" -> "Entender" é um verbo transitivo direto e "isso" é seu objeto.
Assim, "que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte" é oração subordinada substantiva objetiva direta.
Luiz, veja:
População entendeu [ o quê ] // que o Sistema Único de Saúde (SUS) é seu maior suporte. - or. sub. subst. obj. direta; entender algo = a importância / o valor do SUS
Nossa preocupação é [ nome / qualidade do sujeito ] // que o SUS continue prestando bons serviços à população. - or. sub. subst. predicat.; suj. + verbo ligação - ser, estar, continuar etc. + or. sub. subst predicativa; complementa o nome "preocupação": preocupação é a continuidade dos bons serviços
Espero tê-lo ajudado. At.te, tutor Miguel Augusto Ribeiro.