Uso de conectivos após uma frase

Sempre,após uma frase a gente poderá iniciar outra com um conectivo?Nesse caso ele terá que vir antes de uma vírgula ou não necessariamente?
Marcelo M.
Marcelo
perguntou há 9 meses

Sabe a resposta?

Ganhe 10 pts por resposta de qualidade
Responder dúvida
2 respostas
0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Antonio H.
Respondeu há 6 meses

Acho que a sua questão foi formulada mais em base à existência de uma regra gramatical do que seguir o "fluxo", propriamente dito, na produção de frases.

Veja bem, esqueça por um momento se existe regra ou não, e deixe que o próprio desenvolvimento da frase peça algum conectivo e isso sempre irá acontecer quando você quiser se expressar com mais clareza, ou seja, exprimir a ideia com precisão.

Exemplo: Eu gosto muito de comer massas como macarrão e pizza, porém estou a regime.

Veja só como eu precise adicionar o conectivo para concluir o meu pensamento.

0
votos
Nenhum usuário votou nessa resposta como útil.
Professor Rodolfo T.
Respondeu há 3 meses
Não necessariamente haverá o uso da vírgula. Em geral ela é usada para o uso adversativo. Se for usada em outro sentido, como quando usamos a conjunção adversativa "mas" com sentido aditivo, ela se torna facultativa. Quanto ao uso de conectivos: sim você tecnicamente poderia utilizá-los indefinidamente em termos gramaticais. A questão aqui fica nos termos de redação. O recomendável seria usar entre dois e três conectivos no máximo por uma questão de conforto para o seu leitor. O uso de muitos conectivos pode tornar cansativa e confusa a leitura do seu texto. Afinal não faria o menor sentido termos um período maior do que um parágrafo. Se por ventura conectássemos uma oração na outra indiscriminadamente usariamos o ponto final só no fim do texto.

Professores particulares de Letras

+ Ver todos
Encontre e contrate um professor particular para te ajudar nos estudos.
29 avaliações
Campinas / SP
Especialização: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (Universidade Metropolitana de Ribeirão Preto)
Letras - Portuguese for Foreigners Letras - Português para estrangeiros Como fazer uma boa redação no vestibular Letras - Letramento Letras - Metodologias alternativas de aprendizagem Letras - Metodologia no Ensino da Língua Inglesa Letras - Mapas Mentais
Prof. de Espanhol e Inglês. 11 anos experiência no exterior. Me formando em neuropsicopedagogia, especialização na aprendizagem e educação.
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 60 / aula
Conversar Whatsapp do professor Antonio H. Whatsapp do professor Antonio H. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 1 h e 48 min
6 avaliações
Larissa está online
São Paulo / SP
Mestrado: Estudos Literários e Letras (Universidade Federal de São Carlos (UFSCar))
Boa redação Letras - Aprender fazer redação Letras - Online Letras - Interpretação de Texto Letras - Aulas De Reforço Letras - Concursos Públicos Letras - Básico
Professora e revisora textual. Doutora em Letras pela USP; Mestre em Literatura pela UFSCar; Graduada em Letras pela Unicamp.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Larissa L. Whatsapp do professor Larissa L. Ver WhatsApp
Responde em 30 min

Pergunte aos nossos professores

Você possui uma lista de exercícios ou Trabalho?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa