Foto de Romildo S.
Romildo há 6 anos
Enviada pelo
Site

Uso do pronome "se"

Diante das regras de ênclise, próclise e mesóclise, tenho dúvidas nas seguintes frases: 1) "O conhecimento (se) caracteriza(-se) pela busca por soluções" - Nesse caso, não há nada que atraia o "se" para antes do verbo, mas também não há regra que diga que ele tem que ficar após o verbo. Qual é a opção correta? 2) "Outra particularidade é que a oração (se) encontra(-se) na voz passiva" - o "que" antes de "a oração" tem precedência para atrair o "se" para antes do verbo?

Letras Gramática
2 respostas
Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Miguel Augusto

Romildo, excelente pergunta. Não há consenso entre professores, gramáticos etc., mas o uso consagrou o uso enclítico de pronomes no português brasileiro. Em 1, na linguagem comum no Brasil, é mais usada a próclise, já em Portugal, a ênclise. Ambas estão "corretas", são adequadas: O conhecimento se caracteriza / caracteriza-se. A gramática diz que, quando há palavras atrativas, deve ocorrer a próclise. Veja o que diz o professor Dílson Catarino, na Folha online: " Colocação do pronome antes do verbo (Próclise): Na língua portuguesa culta só ocorrerá a próclise quando houver uma palavra atrativa antes do verbo. Veja quais são elas
Certamente você está pensando "Caramba! Vou ter que memorizar tudo isso?" Na verdade, não, pois, no Brasil, a gramática moderna traz o seguinte: Usa-se próclise em qualquer circunstância, menos quando o pronome estiver no início do período. O uso da próclise, portanto, é permitido com ou sem palavra atrativa, a não ser no início do período. Por exemplo, uma frase sem elemento atrativo: "Ela dedicou-se aos filhos" ou "Ela se dedicou aos filhos".

Em 2, tem-se o mesmo caso, uma vez que o pronome "se" não está imediatamente colocado após o pronome relativo "que", então são possíveis: "é que a oração se encontra / encontra-se. Mas: "é que se encontra na voz passiva, a oração."

Veja estas conclusões, de um trabalho de pesquisa da profa. Maria da Conceição Silva: "Com estes  resultados, pude constatar que a  colocação  dos clíticos em relação ao verbo no texto escrito, na região de Juazeiro, Bahia, encontra-se em variação, na maioria dos contextos analisados, além de ser raro o emprego dos clíticos na posição intraverbal (mesóclise), sinalizando a tendência ao desaparecimento desta colocação dos clíticos nos textos escritos regionais. Esse fato  indica mudança em curso e um conseqüente  distanciamento  do quadro de pronomes oblíquos  apresentados pela GT.

Esses fatos prenunciam  alterações na sintaxe dos clíticos pronominais, considerando a tendência generalizada à colocação pré-verbal   e a diminuição  da colocação pós-verbal ou ênclise, como conseqüência do não atendimento,  em  alguns casos, às regras da GT, aproximando-se do que  ocorre na  fala.

A constatação desses resultados  sugere que já não  é tão discriminado o uso dos  pronomes oblíquos no texto escrito em posições não prescritas pela GT. É provável  que um texto escrito que utilize a colocação intraverbal dos clíticos (mesóclise) cause estranheza,  por apresentar um uso  incomum da colocação pronominal." http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/a%20varia%C3%A7%C3%A3o%20na%20posi%C3%A7%C3%A3o/principal.htm

A variação existente na colocação dos clíticos no texto escrito,  possivelmente  seja resultante da interferência do ensino da língua  na  escola, que ainda encontrar-se voltado para o padrão do português europeu. É necessário que as escolas reflitam sobre o ensino da língua, principalmente sobre a colocação dos clíticos no texto escrito,  na perspectiva de um ensino   mais próximo da realidade linguística atual, o que não se configuraria  erro, mas uma sintonia com o que é o padrão lingüístico  do português brasileiro hoje. 

Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Tutoria com IA
Converse com a Minerva IA e aprenda, tire dúvidas e resolva exercícios
Professora Carla M.
Respondeu há 6 anos
Contatar Carla
Nos dois casos usa-se ênclise. Teríamos próclise, com um advérbio, como o não, por exemplo. Ex: Não se usa roupas muito extravagantes para uma entrevista de emprego. Já nos casos mencionados, temos ênclise: O conhecimento caracteriza-se.... A resposta escolhida seria a 1 Já que na 2, sempre temos ênclise, quando o "se" é partícula apassivadora. Abraço!

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App. Baixe agora
Prefere professores para aulas particulares ou resolução de atividades?
Aulas particulares
Encontre um professor para combinar e agendar aulas particulares Buscar professor
Tarefas
Envie sua atividade, anexe os arquivos e receba ofertas dos professores Enviar tarefa