Foto de Romildo S.
Romildo há 6 anos
Enviada pelo
Site

Uso do pronome "se" depois de vírgula

Sabe-se que o "se" não deve ser usado em início de períodos, devendo utilizar a ênclise nesse caso. Porém, essa regra ainda vale quando se usa uma frase explicativa entre vírgulas, separando o sujeito e o verbo? Por exemplo, qual seria o uso correta nas frases a seguir? 1) "Esse cuidado, em muitos casos, se refere/refere-se à capacidade da construção." 2) "O princípio básico para detecção, nessa faixa espectral, se baseia/baseia-se na diferença entre as intensidades de radiação."
Letras Gramática
3 respostas
Minerva IA
Inteligência Artificial do Profes
Respondeu há 11 meses

A questão do uso do pronome "se" após uma vírgula envolve o uso da próclise e da ênclise, que são regras de colocação pronominal no português.

Nas frases que você mencionou, o pronome "se" vem após uma pausa indicada por vírgulas, mas não é em início de oração absoluta. Em geral, quando há uma pausa por vírgula, como no seu exemplo, a tendência é manter a próclise se não houver uma regra que obrigue a ênclise. No português moderno, a próclise é muito comum e natural, especialmente no Brasil.

1) "Esse cuidado, em muitos casos, se refere à capacidade da construção."

2) "O princípio básico para detecção, nessa faixa espectral, se baseia na diferença entre as intensidades de radiação."

Ambas as frases estão corretas com a próclise (uso do pronome antes do verbo), pois essa é a estrutura mais comum e aceita em contextos dessa natureza. O uso da ênclise ("refere-se", "baseia-se") após a vírgula não seria incorreto, mas soaria mais formal e menos comum no português contemporâneo.

Já tem uma conta? Entrar
Ao me cadastrar, confirmo que li e concordo com os Termos de Uso .

Envie sua pergunta

Professor Miguel R.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Respondeu há 6 anos
Contatar Miguel Augusto

Romildo, essa é uma dúvida recorrente. Nesses casos, temos como mais usual a ênclise, pois não há palavra atrativa antes da vírgula, a saber: pronomes relativos, indefinido, interrogativos e demonstrativos, advérbios, palavras com sentido negativo e conjunções subordinativas. Como em 1 e 2 não há essas palavras, a vírgula predispõe a ênclise, mas não a obriga: 1) "Esse cuidado, em muitos casos, refere-se à capacidade da construção." 2) "O princípio básico para detecção, nessa faixa espectral, baseia-se na diferença entre as intensidades de radiação." Leia mais: http://www.linguabrasil.com.br/nao-tropece-detail.php?id=119. Espero ter ajudado. At.te, prof. Miguel Augusto Ribeiro.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta
Professora Carla M.
Respondeu há 6 anos
Contatar Carla
Eu optaria pela ênclise estilisticamsntw, mas como não é a primeira palavra da primeira frase do período é indiferente o uso da ênclise ou da próclise.

Um professor já respondeu

Envie você também uma dúvida grátis
Ver resposta

Aprenda do seu jeito, no seu ritmo

Minerva IA
do Profes
Respostas na hora
100% no WhatsApp
Envie suas dúvidas pelo App
Escaneie o QR Code para baixar