Leia o trecho a seguir:
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a corça selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
(“Iracema”, de José de Alencar)
O trecho lido faz parte da prosa romântica brasileira e pertence à vertente indianista de José de Alencar. Acerca de tal vertente, assinale a opção INCORRETA.
A) Na vertente indianista, são destacadas as paisagens naturais do país.
B) Na vertente indianista de Alencar, é criado um passado lendário para explicar a formação do Brasil.
C) Em “Iracema”, percebe-se a característica de idealização do indígena.
D) O índio brasileiro é comparado ao cavaleiro medieval e, na obra “Iracema”, Martim precisa vencer tal cavaleiro para conquistar o amor de Iracema.
Oi Milena, seu professor realmente fez uma pergunta difícil, mas a resposta é a letra D. É verdade que na obra Iracema de José de Alencar os indígenas tem a função na identidade nacional tal como tem os cavaleiros medievais nas obras romanticas europeias, mas não me lembro em uma obra de José de Alencar essa comparação ser feita (nós é que estabelecemos uma semelhança, não o autor, que obviamente pode ter se inspirado no contexto literário fora do Brasil), mas se ela existir em Iracema não ocorre como aparece na alternativa D (eu li a obra a última vez há alguns anos). Martim não guerreia para ter Iracema como esposa, ele recebe sua mão pelo pajé, que é o pai dela, como demonstração de hospitalidade e aliança (isso realmente acontecia em alguns grupos indígenas). Espero ter esclarecido sua Dúvida. Se possuir outra dúvida de Literatura ou de História posso te ajudar nos estudos (eu sou Raul Fagundes Cocentino e meu email é raulcocentino@gmail.com), eu sou um professor de História que possui grandes conhecimentos de literatura, inclusive com publicação na área. Tenha um bom Natal.
Olá, Milena !
O trecho da obra é uma forma que o professor utilizou para remeter o aluno à linguagem utilizada nas narrativas da época e chamar atenção para a importância da obra Iracema nesse período. A pergunta também chama atenção para o contexto da obra (romantismo 1° geração), portanto é necessário conhecer ao menos um pouco os dois.
Em relação as alternativas:
A alternativa A está correta, pois na primeira geração do romantismo há um forte nacionalismo e uma valorização a tudo que compõe o país, especialmente a natureza.
A alternativa B está correta, pois a figura do índio nas obras de José de Alencar tem o papel de representar a raiz do povo brasileiro, ele subtutui a visão do herói influenciado pelo viés europeu. O índio é o verdadeiro herói brasileiro.
A alternativa C está correta, pois percebe-se pelo trecho destacado, que Iracema é idealizada com uma beleza e delicadeza explendorosa, mais que a própria natureza. Ela é como uma heroína, perfeita.
A alternativa D está incorreta, pois a intenção do indianismo é transformar o índio em um herói autêntico nacional. Martim é um colonizador que acaba se apaixonando por Iracema, foi um "amor a primeira vista". Os dois, depois de um tempo fogem para uma cabana afastada para a consumação da paixão, pois Iracema acaba perdendo sua virgindade e acaba quebrando o seu voto de castidade de grande importância para sua tribo.
Assim, a alternativa D está incorreta em relação ao papel do personagem Martim.